21.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril, 2024

SMS alerta que pode haver falta de medicamentos devido dificuldade de importação

Três Lagoas (MS) – Diante do fato de o mercado de medicamentos ainda enfrentar algumas dificuldades em relação a importação de matérias primas, a Secretaria Municipal Saúde (SMS) alerta que antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos já estão em falta em vários municípios do país. Apesar de Três Lagoas seguir com estoque, pode haver falta futura de medicamentos na Rede Municipal de Saúde.

No município, segundo a SMS, os itens que geram mais preocupação para uma possível falta são: nimesulida comprimido, dexclorfeniramina xarope e dexametasona ampola. No entanto, Elaine Fúrio, secretária da pasta, diz que “em relação a analgésicos e antibióticos estamos relativamente tranquilos com estoque para um período considerável.”

LICITAÇÕES

Outro ponto destacado pela pasta é que, apesar de o município ter realizado recentemente licitações para a aquisição de medicamentos, não há garantias de que as distribuidoras vencedoras conseguirão cumprir com as entregas.

“Isso se deve ao fato de que dependem dos laboratórios que produzem os itens contratados. Portanto, faltas podem vir a ocorrer em decorrência destas dificuldades com as distribuidoras e pedidos de desistência dos fornecedores”, explicou Fúrio.

Além disso, outras licitações fracassaram, ou seja, onde os participantes foram desabilitados e/ou desclassificados e outras desertaram, que é quando não há comparecimento de nenhum licitante para o certame. “Os itens desses processos, no entanto, já foram incluídos para aquisição em novas licitações que ainda serão realizadas”, informou a secretária.

Informações Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem tem queda de sofá e tem corte e sangramento na cabeça

Caso aconteceu no Nova Americana, onde vítima foi socorrida à UPA.

Eldorado Celulose anuncia investimento de R$ 25 bilhões para segunda fábrica em Três Lagoas

Cerca de 10 mil empregos deverão ser criados durante a construção, e de 2 mil postos de trabalho permanentes após concluída, segundo o empresário, fundador e acionista da empresa, Wesley Batista em evento nesta segunda-feira (22).

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica explica sobre casos de Chikungunya em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula na manhã desta segunda-feira (22), Adriana Spazzapan falou também sobre o aumento dos números em relação à doença - cerca de 15 em somente uma semana.