23.4 C
Três Lagoas
segunda-feira, 21 de julho, 2025

Sisu 2025: inscrições na lista de espera vão até esta sexta-feira

Os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, que não foram classificados em nenhuma das duas opções de cursos na chamada regular, têm até esta sexta-feira (31) para manifestar interesse em participar da lista de espera.

Processo de inscrição

Para entrar na lista de espera, os candidatos devem realizar a manifestação de interesse pelo boletim do candidato no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC). A lista de espera é válida para uma das opções de curso indicadas pelo candidato no momento da inscrição no Sisu.

Ao confirmar a intenção de participar da lista de espera, o sistema mostra a melhor classificação do candidato entre as modalidades de concorrência para cada curso, auxiliando na decisão.

Convocação e acompanhamento

A convocação da lista de espera segue a ordem de classificação da chamada regular, mas considera apenas os candidatos que manifestaram interesse. A responsabilidade de chamar os concorrentes é exclusiva das instituições de ensino superior, e os estudantes devem acompanhar a lista de espera diretamente com as universidades e institutos federais onde manifestaram interesse.

Resultados e vagas

Os resultados da primeira edição do Sisu de 2025 foram divulgados na segunda-feira (27), com um total de 254.899 candidatos aprovados – 128.691 na ampla concorrência, 111.655 na modalidade de cotas e 14.553 por meio de outras ações afirmativas das instituições de ensino superior.

O Sisu, desde 2010, reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, com a maioria das instituições participantes sendo da rede federal de ensino superior. O objetivo do programa é democratizar o acesso às instituições públicas de ensino superior no país, selecionando os estudantes com base na média das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior.

Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com as instituições de ensino ou ligar para o atendimento do MEC: 0800 61 61 61.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Agricultura familiar de MS já vendeu mais de R$ 5 milhões a programas estatais em 2025

As maiores vendas foram para programas que destinam alimentos a pessoas financeiramente vulneráveis e a escolas municipais do estado

Queda nos óbitos por síndrome respiratória em MS indica avanço da vacinação

Estado registrou 25 mortes nesta semana, mas número vem diminuindo nas últimas cinco semanas epidemiológicas Mato Grosso do Sul registrou 25 novos óbitos por Síndrome...

ANTT autoriza Eldorado a desapropriar áreas em MS para construir de ramal ferroviário

Trecho entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado deve receber ramal da Eldorado