22.4 C
Três Lagoas
sábado, 10 de maio, 2025

Sexagenária que trabalha na UFN3 serviu de inspiração para campanha da Petrobras

01/08/2013 – Atualizado em 01/08/2013

Dona de casa de 61 anos trabalha como encanadora industrial no canteiro de obras da Petrobras em Três Lagoas

A determinação de uma dona de casa de 61 anos superou a barreira da idade e soube aproveitar a oportunidade de emprego oferecida pela direção do Consórcio UFN3 e agora serve de exemplo para milhões de brasileiros

Existe vida profissional depois dos 60 anos? A resposta do questionamento foi dada pela dona Aparecida de Oliveira, que após participar de uma campanha comemorativa aos 60 anos da Petrobras, virou referência de determinação e força de vontade.

A campanha foi divulgada nas principais emissoras de televisão do país, além das mídias sociais e as em duas páginas das principais revistas de circulação nacional.

A então dona de casa e mãe de um casal de filhos, Aparecida Marly de Oliveira jamais imaginava que se tornaria uma “celebridade”e que sua vida daria uma grande guinada após os 60 anos.

Ela que já morou em várias regiões do país, acompanhando seu marido que trabalha no setor de celulose, há alguns anos, se mudou para Três Lagoas onde passou a residir em um imóvel situado no jardim Primavera.

TEMPO OCIOSO

Depois de muitos anos cuidando do casal de filhos, e agora criados e já definidos na vida ela não tinha mais outras tarefas a não ser cuidar da casa, acompanhando as constantes mudança do marido que trabalha no setor de celulose.

A mudança mais recente foi para Três Lagoas, onde seu companheiro há alguns anos foi contratado por uma indústria de celulose local. Enquanto ele trabalhava, ela em casa se inquietava com a ociosidade das lides domésticas. Foi quando seu vizinho, Antonio Carlos Rodrigues, professor técnico no SENAI a incentivou para participar de um curso naquela instituição. Na época, o escolhido pela dona de casa foi eletricista industrial, mas não havia mais vagas.

Foi então que ela decidiu matricular-se no curso de encanadora industrial, ministrado pelo professor, Manoel Nantes, através do Prominp. Com a duração de três meses, o aprendizado foi o que lhe abriu as portas para uma nova etapa da sua vida. Sem constar nenhuma falta na lista de presença, a aluna assídua e aplicada conseguiu a formação e o terceiro lugar na classificação de pontuação.

Essa média conquistada foi que chamou a atenção do departamento de Recursos Humanos do Consórcio UFN3, que a contratou para trabalhar como assistente de encanadora no canteiro de obras da unidade de fertilizantes nitrogenados que a Petrobras está construindo em Três Lagoas. Devido a sua aplicação no trabalho, em pouco mais de dois meses ela foi promovida para o cargo que ocupa atualmente.

AMBIENTE DE TRABALHO

Questionada sobre o ambiente de trabalhado no canteiro de obras do Consórcio UFN3, D. Aparecida afirmou que sente-se realizada em ser uma das colaboradoras da empresa, ressaltando que o local é o mais acolhedor possível.

Indagada por ser mulher, e se haveria alguma discriminação neste sentido, a encanadora industrial foi enfática em destacar que nunca sentiu este preconceito, ao contrário, segundo ela, todos a tratam com muito respeito e carinho.

“Sinto-me a mulher mais importante do mundo e aqui todos, inclusive os meus colegas de trabalho e a própria direção do Consórcio da UFN3 me tratam muito bem e em nenhum instante tenho motivos para reclamar do meu ambiente de trabalho, pois além de ser um local muito agradável, ainda conto com toda a estrutura, incluindo a alimentação, entre outros benefícios para desenvolver a minha função “, disse D. Aparecida.

Sobre um possível assédio moral, já que o canteiro de obras possui mais de 5 mil trabalhadores um grande número de colaboradores do sexo masculino, D. Aparecida foi enfática ao dizer que nunca passou por esta situação.

“Como disse, todos me respeitam muito, tanto os trabalhadores como a direção do Consórcio da UFN3”, destaca.

MUDANÇA NA ROTINA

Em relação à mudança na rotina, passando de uma dona de casa para uma colaboradora em um canteiro de obras, D. Aparecida disse que a única transformação sentida foi no quesito de horário, pois atualmente, ela acorda às 4h30 para pegar um ônibus que passa na frente da sua casa para seguir ao trabalho, retornando às 20 horas.

EXEMPLO DE VIDA

Aos 61 anos, qual o exemplo de vida que D. Aparecida deixa para os demais brasileiros. Sobre esta questão, ela afirma que “o mais importante é acreditar em si mesmo e com muita força de vontade agarrar as oportunidades que surgem”. A mulher, que hoje é referência para milhares de brasileiros, sempre procurou se relacionar com as pessoas e desta maneira conheceu o professor, Antonio Carlos Rodrigues. Considerado como um filho foi ele que a incentivou a fazer o curso, transformando significativamente a vida de D. Aparecida.

CAMPANHA

Quanto à participação na campanha comemorativa da Petrobas, D. Aparecida relatou à reportagem que o convite ocorreu de uma maneira bem natural.

“Os meus superiores me perguntaram se poderia participar da gravação de um vídeo e imediatamente respondi que sim. Quando vi, já estava aparecendo em rede nacional”, disse. Hoje, além de ser reconhecida entre os colegas de trabalho, D. Aparecida também se tornou uma celebridade, sendo conhecida até mesmo nas filas de supermercados da cidade.

O vídeo que traz as palavras de Aparecida faz parte da campanha publicitária promovida pela empresa Heads Propaganda em comemoração aos 60 anos da Petrobras, e está sendo exibido nas principais emissoras de TV aberta e fechada do país, além da inserção nas redes sociais.

O VT integra uma série de sete filmes de 30 segundos que contam a história de pessoas inspiradoras, reforçando o conceito da campanha “Gente. É o que inspira a gente”.

Mesmo se tornando famosa, passando de uma simples dona de casa a uma estrela e referência aos trabalhadores brasileiros, D. Aparecida garante que a fama não lhe subiu a cabeça, mas muito vaidosa, pediu à reportagem que antes que sua foto fosse publicada, passasse pelo fotoshop.

Mantendo sua humildade, D. Aparecida estava bem receosa quando soube da matéria. A princípio, ela até achou que tratava-se de uma pegadinha.

CONSÓRCIO UFN3

Em contato com os diretores do Consórcio da UFN3, sobre ter em seus quadros uma colaboradora famosa eles relataram que estão muito satisfeitos com a repercussão obtida com a campanha e que a história de sua vida sirva de exemplo para todos aqueles que desistem quando encontra o primeiro obstáculo.

Por: Assessoria de Imprensa




D Aparecida e o vizinho que a incentivou a fazer um curso de qualificação no SENAI


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem de 20 anos é a vítima de afogamento na véspera do Dia das Mães no Jupiá

Luiz Henrique de Paula Costa foi identificado como a vítima; corpo foi encontrado em área de lazer próxima à Prainha do Jupiá e perícia investiga as causas da morte.

Corpo de homem é encontrado no Rio Paraná e abala Três Lagoas na véspera do Dia das Mães

Vítima ainda não foi identificada; autoridades apuram as causas da morte em área turística da cidade. Uma tragédia marcou a manhã deste sábado (10) em...

Foragido da Justiça por roubo é preso próximo à rodoviária de Três Lagoas

Homem de 23 anos, procurado em Araçatuba (SP), afirmou ter uma suposta ligação com facção criminosa durante abordagem policial.