Estado também registra alta de 8,4% na comparação com outubro do ano passado, segundo IBGE
O setor de serviços de Mato Grosso do Sul voltou a crescer e apresentou alta de 6,3% na passagem de setembro para outubro de 2025, já com ajuste sazonal. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira. O resultado ocorre após a retração de 8,1% registrada no mês anterior, indicando recuperação do segmento no estado.
Na comparação com outubro de 2024, o volume de serviços cresceu 8,4%. O desempenho acumulado entre janeiro e outubro também foi positivo, com avanço de 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice passou de 2,3% em setembro para 3,3% em outubro.
Entre as 27 unidades da federação, 15 registraram expansão no volume de serviços na comparação mensal. Rio de Janeiro e Paraná tiveram os maiores impactos positivos, seguidos por Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. As quedas mais intensas foram observadas em São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Na comparação anual, 17 estados apresentaram crescimento. São Paulo liderou a contribuição nacional, seguido por Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, que voltou a se destacar com crescimento de 8,4%. As maiores reduções foram registradas no Rio Grande do Sul, Bahia, Amazonas, Minas Gerais e Mato Grosso.
De janeiro a outubro, 21 estados tiveram avanço no volume de serviços. São Paulo exerceu a principal influência positiva, acompanhado por Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. O Rio Grande do Sul apresentou o impacto negativo mais forte no período.
O levantamento também aponta os índices de receita nominal do setor em Mato Grosso do Sul. O estado registrou alta de 6,7% na passagem mensal, crescimento de 9,3% em relação a outubro de 2024, avanço de 10,9% no acumulado do ano e aumento de 6,2% no acumulado dos últimos 12 meses. O índice de volume marcou 3,3%, 8,4%, 5,6% e 6,3% nos mesmos recortes.
com informações Campo Grande News


