33.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 2 de maio, 2024

Setor de queimados da Santa Casa é referência de atendimento em MS

Entenda os tipos de queimadura e o tratamento

04/04/2019 16h36
Por: André Rodrigues

No Brasil, as queimaduras representam um agravo significativo à saúde pública, e a Santa Casa de Campo Grande é referência no atendimento humanizado no setor de queimados. Localizado no segundo andar do hospital, lá são atendidos pacientes de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul. Além do tratamento específico ao paciente, a qualidade de vida do queimado é a grande preocupação dos funcionários do setor no período de internação.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) definiu a qualidade de vida do paciente englobando cinco dimensões: saúde física, saúde psicológica, nível de independência, relações sociais e meio ambiente. O Serviço de Queimados da Santa Casa possui profissionais para dar suporte ao paciente em todas essas áreas.

A Santa Casa possui 16 leitos no setor, e destes 13 estão ocupados por pacientes que foram acometidos por algum tipo de queimadura, dentre eles por uso inadequado do álcool em “bife na chapa”, acidente de trânsito com explosão de combustível, acidente de trabalho e com inalação de fumaça. De acordo o psicólogo da Santa Casa, Dr. Paulo Lessa, os números de pacientes queimados poderiam diminuir se os mesmos se conscientizassem do risco. “A maioria dos acidentes com queimaduras poderiam ser evitados, basta somente a conscientização da população”, afirma.

Tipos de queimaduras

As queimaduras são classificadas em quatro graus, conforme sua profundidade.

Queimadura de Primeiro Grau – queimadura superficial, atingindo apenas a primeira camada da pele – epiderme. Caracteriza-se por ser uma queimadura não exsudativa (ação de suar que atravessa os poros e escorre pela superfície), dolorosa, mas que regride em poucos dias. Como exemplo tem a queimadura solar.

Queimadura de Segundo Grau – queimadura mais profunda causa bolhas (FLICTENAS) e é muito dolorosa, porque há a exposição das raízes nervosas que foram atingidas.

Queimadura de Terceiro Grau – queimadura esbranquiçada, tão profunda que atinge o tecido adiposo e músculos. Os tecidos ficam negros e sem vida (Necrose), não há dor porque as terminações nervosas responsáveis pela sensibilidade à dor foram também queimadas. Nas bordas de uma queimadura de terceiro grau haverá queimaduras de primeiro e segundo grau.

Queimadura de Quarto Grau – lesiona a epiderme, derme, tecido adiposo, músculo, tendões e osso, e é a grande responsável pelas amputações.

Tratamento

O tratamento é de aproximadamente 30 a 180 dias, dependendo do tipo de queimadura. Após receber alta, os pacientes passam pelo ambulatório para trocar os curativos e após evolução procuram cirurgia plástica reparadora.

As crianças que precisam de um tratamento mais demorado, não correm o risco de perder o ano, pois o hospital dispõe do núcleo de classe hospitalar com o acompanhamento de uma pedagoga para auxiliar nos estudos, além do acompanhamento com a equipe multiprofissional do setor, envolvendo nutricionista, psicóloga, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, assistente social.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Comunicação Santa Casa de Campo Grande

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Coordenadora de Educação no Trânsito do DEPTRAN fala das ações do “Maio Amarelo” em Três Lagoas

Em entrevista à Rádio Caçula nesta quinta-feira (02), Caroline Cruz Feliciano reforçou os trabalhos realizados durante o mês, que vão culminar com uma grande ação, na próxima quarta-feira (08) na Feira Central.

Yes Cosmetics inaugura no Shopping Três Lagoas

Na última terça-feira (30), foi a inaguração da Franquia "Yes Cosmetics" dos sócios-proprietários Massao Marcos Nakayama, Deisy Sobral e Juliano Soares, que receberam amigos,...

Pena de policial flagrado com R$ 1 milhão e cocaína é mantida pelo STF

Em maio de 2020, Mário Márcio da Silva foi transportado pela ROTA de São Paulo até Três Lagoas, onde sob os cuidados do 2°BPM, foi transferido à Campo Grande.