24.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

SES promove capacitação sobre talidomida em MS

Com foco nos cuidados de pacientes em uso do medicamento Talidomida, em especial as mulheres em idade fértil, a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Gerência da Tuberculose, Hanseníase e Micoses Endêmicas, Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica e Vigilância Sanitária, em parceria com o Ministério da Saúde e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), realizou nos dias 27 e 28 de março a capacitação “Hanseníase: ênfase no medicamento Talidomida”, no Centro de Convenções Dr. Günter Hans do Hospital São Julião, em Campo Grande.

A capacitação contou com a presença de aproximadamente 300 especialistas, entre médicos, residentes em fisioterapia e medicina, farmacêuticos, coordenadores do Programa de Saúde Hanseníase e gestores da vigilância sanitária, além de representantes do Ministério da Saúde, ANVISA e profissionais do Hospital São Julião, referência no tratamento da hanseníase no Estado.

A Gerente de Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica da SES, Nathália Dantas Pelliccioni, ressaltou a importância do evento, destacando que além de aprofundar os conhecimentos sobre a hanseníase, os profissionais terão a oportunidade de discutir a aplicação e regulamentação da Talidomida.

“Este evento tem como objetivo capacitar profissionais de saúde sobre o diagnóstico, tratamento e reações clínicas da hanseníase, bem como discutir sobre o uso seguro da talidomida, medicamento de extrema importância no tratamento de eritema nodoso hansênico, tanto na atenção primária quanto na especializada. A talidomida é um medicamento controlado e por ser uma medicação teratogênica que pode causar malformações congênitas ou outros danos ao feto em desenvolvimento, é fundamental seguir um protocolo de segurança rigoroso ao administrar este medicamento, principalmente em mulheres em idade fértil. Durante o uso da talidomida essa paciente não pode engravidar”, explica Nathália.

De acordo com a Gerente de Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica da SES a prescrição deste medicamento deve ser feita por médicos em receituário padrão, o qual deve ser exigido nas Unidades Públicas Dispensadora de Talidomida (farmácias do SUS que fornecem talidomida) pelos farmacêuticos.

Além disso, a vigilância sanitária é responsável por monitorar a prescrição do medicamento, as quais devem ser devidamente registradas nas farmácias, com controle rigoroso das entradas e saídas no livro de controlado de Talidomida. Além disso, a prescrição médica deve ser realizada corretamente, limitando-se a um período máximo de 30 dias de tratamento.

O coordenador-geral de Vigilância da Hanseníase e Doenças em Eliminação da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ciro Martins Gomes, destacou a importância dessa capacitação pioneira que vem reforçar a vigilância para aperfeiçoar o atendimento aos pacientes hansênicos.

“Sou médico dermatologista, é um grande prazer estar aqui junto com o estado de Mato Grosso do Sul, nessa importante campanha de capacitação sobre a atenção diferenciada aos pacientes com hanseníase e também ao uso diferenciado das medicações para as reações hansênicas, incluindo o uso dos corticóides e da talidomida. Também celebramos essa parceria com o Estado e outras instituições também do nível federal, da nossa campanha de hanseníase de Janeiro a Janeiro, do Ministério da Saúde, que prevê essa ida a todos os estados”, disse o representante do Ministério da Saúde.

Durante os dois dias de evento, os participantes participaram de palestras e oficinas práticas. No dia 27, das 13 horas às 17 horas, o foco foi no diagnóstico, tratamento e no protocolo clínico vigente da hanseníase. Já no dia 28, das 8 horas às 12 horas, o foco das palestras foi a Talidomida, além de serem realizadas oficinas específicas para áreas envolvidas no cuidado, como Vigilância Sanitária, Assistência Farmacêutica e Coordenadores do Programa Hanseníase.

A capacitação é voltada para médicos da APS (Atenção Primária à Saúde), profissionais das áreas técnicas de Assistência Farmacêutica, Vigilância Sanitária e Coordenações do Programa Hanseníase dos 79 municípios do Estado. O evento é uma oportunidade para reforçar o compromisso com o cuidado adequado e seguro dos pacientes com hanseníase, com foco no uso de Talidomida em todo o Estado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

iPhones com iOS antigo perderão acesso ao WhatsApp na próxima semana

A partir da próxima segunda-feira (5), o WhatsApp deixará de funcionar em iPhones com iOS inferior à versão 15.1. O aplicativo também não é...

Ataque com canivete deixa jovem em estado grave durante evento em Três Lagoas

Três pessoas foram esfaqueadas no Balneário Municipal durante torneio de pesca na noite desta sexta-feira, 02, onde agressor segue foragido e Polícia Civil investiga o caso.

Carro desgovernado derruba semáforo em avenida próximo à Rodoviária em Três Lagoas

Motorista com sinais de embriaguez colidiu violentamente em cruzamento movimentado e precisou ser algemado após comportamento agressivo.