27.5 C
Três Lagoas
quarta-feira, 13 de agosto, 2025

SES-MS lança painel interativo com dados em tempo real sobre a saúde pública no estado

Ferramenta reúne informações sobre leitos, doenças, vacinação, violência e perfil dos atendimentos; acesso é gratuito pela internet

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) disponibiliza à população o Painel Mais Saúde, uma plataforma interativa com dados atualizados em tempo real sobre a rede hospitalar, doenças, atendimentos e outros indicadores da saúde pública no estado.

Arte: Coordenadoria de Tecnologia da Informação da SES

Disponível no site mais.saude.ms.gov.br, o painel permite o acompanhamento da ocupação de leitos clínicos e de UTI nas macrorregiões de saúde, além de apresentar gráficos e mapas com recortes por idade, sexo, município, comorbidades e categoria profissional. É possível também comparar dados entre municípios e acessar microdados para pesquisas mais aprofundadas.

Além das informações epidemiológicas, o sistema inclui dados sobre gestão de leitos, isolamento social, imunização, violência, e oferece acesso a documentos oficiais da SES, como decretos, notas técnicas e orientações. Também há espaço para dados sobre vacinação de animais domésticos.

Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação da SES, Marcos Espíndola, a ferramenta foi criada durante a pandemia da Covid-19 e agora se consolida como um instrumento permanente de gestão e transparência. “Hoje, ela se tornou uma fonte essencial para o planejamento e controle da saúde pública no estado”, afirma.

Desenvolvido internamente pela equipe técnica da SES, sem custos com licenciamento externo, o Painel Mais Saúde segue em constante atualização e deve incorporar novos módulos, incluindo indicadores da atenção básica, filas de espera e atendimentos ambulatoriais.

O sistema pode ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa com internet, via computador, celular ou tablet. Os dados também podem ser utilizados por jornalistas, pesquisadores, estudantes ou gestores públicos.

Para o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a plataforma reforça o compromisso do governo com a transparência e a eficiência. “Com informações públicas, acessíveis e em tempo real, promovemos uma gestão baseada em evidências e fortalecemos o controle social”, destaca.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Proposta declara música sertaneja e rodeio como patrimônio cultural de Três Lagoas

O Projeto de Lei, de autoria do vereador Fernando Jurado, busca reconhecer a relevância histórica e cultural dessas manifestações para a identidade da cidade A...

Projeto de Lei avança e “Farmácia Veterinária Popular” está a caminho em Três Lagoas

Proposta do vereador Marcus Bazé, que teve o Artigo 9 vetado, segue para sanção, abrindo caminho para a distribuição gratuita de medicamentos para animais A...

Três Lagoas registra aumento de 64,57% nos casos de picadas de escorpião e CCZ faz alerta à população

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou um aumento preocupante...