31 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de julho, 2025

Sensibilidade e doença do beijo; saiba como deixá-las longe

Saúde – 08/02/2013 – 11:02

Fantasias na mala, passagem na mão e chegou o Carnaval. A hora da folia pode e deve ser curtida, mas não custa nada cuidar de uma das protagonistas principais da festa: a boca. É nos dias de festa que alguns malfeitores se aproveitam de quem está se divertindo. Previna-se.

Sensibilidade nos dentes 

O destino pode ser Salvador, Recife, bloco de rua do interior ou desfiles no Rio de Janeiro. Em todos os lugares o clima é quente. Muita gente dançando, pulando e as bebidas geladas entram em cena. 

Por isso, é comum perceber um aumento na sensibilidade dos dentes nos períodos em que mais alimentos e bebidas geladas são ingeridos. “A sensibilidade é causada pela exposição de terminações nervosas que compõem o dente, e é muito simples de identificar”, explica o cirurgião dentista Tarley Pessoa de Barros.

Segundo o especialista, para evitar o problema há cremes dentais específicos que devem ser aliados à escovação correta com cerdas extra macias para evitar a retração gengival. Em casos mais graves, é possível fazer aplicação de flúor e até tratamentos de canal. Há também tratamentos caseiros e no consultório, mas para isso “é importante consultar o seu cirurgião-dentista”, ressalta Barros.

Doença do beijo

Para pegar o vírus Epstein-Barr, basta ter o contato direto da mucosa com a saliva contaminada, ou seja, beijar. A mononucleose infecciosa é caracterizada por mal-estar, febre, dor de cabeça e de garganta, aumento de gânglios, ínguas no pescoço e inflamação leve e transitória do fígado (hepatite). “Esse beijo contaminado pode causar herpes de lábio, algumas formas de hepatite, gripes e resfriados”, explica dentista Rodrigo Bueno de Moraes, do blog do Sorriso.

A prevenção é feita fortalecendo o sistema imunológico. “A melhor maneira de evitar a doença é, sem dúvida, através da manutenção de bons cuidados bucais diários, evitando falhas na higiene bucal, observando a pré-existência de traumas ou feridas internas na boca, ao redor dos dentes ou no contorno dos lábios”, diz o especialista. Outra dica é passar no dentista e no otorrinolaringologista antes de embarcar para a festa. 

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas convoca população para audiência pública sobre revisão do Plano Diretor

Encontro será no dia 29 de julho, às 18h, na Câmara Municipal; proposta segue diretrizes do Estatuto da Cidade e está disponível para consulta online

Mais de 200 vagas de emprego estão disponíveis nesta terça em Três Lagoas

Vagas podem ser preenchidas sem aviso prévio. Interessados devem comparecer na Casa do Trabalhador para cadastro com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Com caso envolvendo Três Lagoas, Havan é proibida de exibir vídeos de “Amostradinhos” nas redes sociais

Autoridade Nacional de Proteção de Dados apontou uma violação à Lei Geral de Proteção de Dados por exposição de suspeitos sem consentimento, onde varejista de Luciano Hang tenta reverter decisão.