29 C
Três Lagoas
sábado, 20 de setembro, 2025

Senai e instituto preparam projeto piloto de produção sustentável

Educação – 24/04/2013 – 16:04

Os técnicos das duas entidades visitaram a Liartte Móveis Planejados e a MovFlex em Campo Grande

Como parte das ações do Programa Networking para Qualidade, Tecnologia, Inovação e Competitividade do Setor Mobiliário em Madeira, o Senai e o Instituto italiano Cosmob (Centro Tecnológico de Madeiras e Móveis) visitaram ontem à tarde (23/04) e hoje pela manhã (24/04) as instalações da MovFlex e da Liartte Móveis Planejados para a implantação de um projeto piloto de produção sustentável nessas duas indústrias moveleiras. Nesta fase, o programa visa coletar nessas empresas informações para a implantação do software Everdee, usado para o monitoramento das etapas de fabricação de móveis e que permitirá a validação do seu caráter sustentável.

Trata-se da 2ª etapa do Programa, que teve início na segunda-feira (22/04) e prossegue até sexta-feira (26/04), com a capacitação dos técnicos do Senai e a consultoria de análise do ciclo de vida (LCA) para avaliar, de forma sistemática, os impactos ambientais dos produtos em todas as fases, desde a extração das matérias-primas até o destino final do produto. Segundo a assessora de atendimento empresarial do Senai, Adriane Salazar, o projeto piloto avalia essas duas indústrias, sendo uma na linha de produção seriada de conjuntos escolares e a outra na produção de móveis planejados.

“Essa ação faz parte do projeto de cooperação internacional e visa o suporte para implantação da metodologia de análise de ciclo de vida do produto com utilização do software Everdee. No fim, será entregue uma espécie de diagnóstico do produto analisado”, declarou Adriane Salazar. De acordo com o responsável do Cosmob, Francesco Balducci, a ferramenta permitirá realizar o estudo do ciclo de vida de forma mais simplificada para a produção sustentável tanto do ponto de vista do meio ambiente como economicamente. “Com as visitas, nossa intenção é compreender o produto que a empresa faz e a tecnologia utilizada. Além disso, também queremos saber para qual mercado se destina a produção de ambas para podermos trabalhar os pontos de aperfeiçoamento”, disse.

Para o empresário Juarez Falcão, da MovFlex, esse tipo de iniciativa é importante para Mato Grosso do Sul. “Esse tipo de parceria permite mudar a cara da produção, a cara do Estado. Precisamos mobilizar os empresários para que tenham interesse em participar”, declarou. Já a supervisora de obras da Liartte Móveis Planejados, Taynara Leandro Cordeiro, o projeto vai impulsionar os processos de descarte reciclável nas empresas. “Essa é uma preocupação nossa e que deve ser implantada, além modificar o foco do nosso mercado, ampliando a produção”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Chikungunya segue como desafio de saúde pública no Brasil após uma década dos primeiros casos

Especialistas alertam para a expansão do vírus, dificuldades no combate ao mosquito e incertezas sobre nova vacina aprovada no país

Poder de compra da merenda escolar encolhe 8,8% desde último reajuste

Sem novos aumentos desde 2023, valor repassado por aluno na rede pública chega a apenas R$ 0,50 por dia para maioria dos estudantes

Deputados de MS dividem votos sobre PEC da Blindagem

Proposta enfrenta resistência no Senado após gerar desgaste político; parlamentares tentam justificar votos