28.6 C
Três Lagoas
sábado, 27 de junho, 2026

Semana Municipal de Trânsito mobiliza Três Lagoas com foco em salvar vidas

Diretor de Trânsito, José Aparecido Moraes destacou as ações educativas e a fiscalização intensificada para conscientizar motoristas e reduzir acidentes

Três Lagoas se prepara para uma mobilização intensa em prol da segurança viária. Entre os dias 27 e 30 de abril, será realizada a 20ª edição da Semana Municipal de Trânsito, com uma série de ações voltadas à conscientização, educação e fiscalização. O anúncio foi reforçado pelo diretor municipal de trânsito, José Aparecido Moraes, durante entrevista ao Jornal da Caçula, da 96 Caçula, nesta quinta-feira, 23.

Segundo Moraes, o crescimento acelerado da cidade trouxe impactos diretos ao trânsito, que hoje enfrenta desafios estruturais e, principalmente, comportamentais. “Temos cerca de 117 mil veículos para uma população de aproximadamente 150 mil habitantes. Isso mostra o quanto o trânsito está sobrecarregado e exige mudanças constantes”, destacou.

Ações educativas e fiscalização intensificada buscam conscientizar motoristas e reduzir acidentes no município.

O diretor ressaltou que intervenções como alterações de sentido em vias estratégicas, implantação de semáforos e reorganização do fluxo têm apresentado resultados positivos. Um exemplo citado foi a mudança na rua Yamaguti Kankit, que reduziu drasticamente o tráfego de veículos pesados na região.

Apesar de críticas iniciais, Moraes afirma que a população acaba reconhecendo a eficácia das medidas com o tempo. “No começo há resistência, mas depois as pessoas percebem que as mudanças são necessárias para melhorar a mobilidade e a segurança”, explicou.

Um dos pontos mais preocupantes, segundo o diretor, é o comportamento dos condutores. O uso do cinto de segurança lidera o ranking de infrações no município, além de práticas perigosas como transporte irregular de crianças, excesso de velocidade e desrespeito à sinalização. “Não é falta de informação, é falta de responsabilidade. Muitas pessoas só reclamam da fiscalização quando são flagradas cometendo infrações”, afirmou.

Moraes também chamou atenção para o alto índice de mortes no trânsito, especialmente entre motociclistas. Em 2025, das 14 vítimas fatais registradas em Três Lagoas, 12 eram condutores de moto.

José Aparecido Moraes defende fiscalização rigorosa, cobra mais responsabilidade dos condutores.
SEMANA TERÁ AÇÕES EDUCATIVAS E FISCALIZAÇÃO INTENSIFICADA

A programação da Semana Municipal de Trânsito inclui palestras em escolas, entrevistas, ações educativas em instituições e participação em sessão na Câmara Municipal. Além disso, o trabalho de orientação será reforçado com fiscalização nas ruas. Na sequência, o município também participa da campanha nacional ‘Maio Amarelo’, que este ano terá foco especial na segurança de ciclistas e motociclistas.

Moraes foi enfático ao destacar que o trânsito seguro depende, acima de tudo, da atitude de cada cidadão. Ele relatou situações reais de imprudência que poderiam ter terminado em tragédia e reforçou a importância da empatia e do respeito às leis. “Ninguém sai de casa esperando morrer no trânsito. Mas a combinação de pressa, imprudência e desrespeito pode mudar vidas para sempre”, alertou.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido da Operação Fornax é capturado em Goiás e tenta enganar Polícia Federal com documento falso

Investigado por integrar organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas na fronteira de Mato Grosso do Sul foi localizado após meses foragido e acabou preso durante ação conjunta de forças de segurança

Mega operação apreende mais de 2,3 mil medicamentos irregulares e dezenas de cigarros eletrônicos

Ação conjunta entre fiscalização estadual retira de circulação canetas emagrecedoras clandestinas, vapes proibidos e expõe esquema de transporte de produtos ilegais em Campo Grande

Brasil envia terceiro avião com ajuda humanitária à Venezuela

Operação humanitária autorizada pelo presidente Lula amplia socorro após terremotos devastadores e reforça missão brasileira de apoio emergencial ao país vizinho