29.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 19 de janeiro, 2026

“Seguimos com um mercado aquecido”, diz diretora da FUNTRAB sobre emprego formal em MS

Marina Dobashi explicou que estado manteve mais de 709 mil empregos com carteira assinada em 2025, impulsionado pela expansão industrial e investimentos em celulose

O mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul segue em ritmo positivo e com perspectivas otimistas para 2026, segundo avaliação da diretora-presidente da Fundação do Trabalho (Funtrab), Marina Dobashi. O Estado mantém crescimento sólido na geração de empregos formais, impulsionado por setores estratégicos como indústria, serviços, construção civil e agropecuário.

Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira, 19, ao Café da Manhã, da 96 Caçula FM, a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, destacou o momento positivo do mercado de trabalho sul-mato-grossense. “O Mato Grosso do Sul entra 2026 de forma muito pujante. Em 2025, tivemos mais de 709 mil registros em carteira e seguimos com um mercado aquecido, impulsionado pela expansão industrial e por grandes projetos como o da celulose”, afirmou.

Levantamento da Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), com base nos dados do Painel de Informações do Novo Caged, revela que o Estado acumulou saldo positivo de 16.368 empregos formais nos últimos 12 meses, de dezembro de 2024 a novembro de 2025.

Em novembro de 2025, o estoque total de empregos formais chegou a 701.179 postos de trabalho. No mês, foram registradas 29.173 admissões e 30.114 desligamentos, o que resultou em um saldo negativo de 941 vagas. Apesar da ligeira queda mensal, o desempenho anual mostra estabilidade e crescimento acumulado, com variação negativa de apenas 0,12% no estoque total.

Na comparação com novembro de 2024, o saldo de empregos teve melhora expressiva, com crescimento de 309,13% e aumento de 2,39% no número total de vínculos formais. A taxa de rotatividade ficou em torno de 33,09% nos últimos 12 meses.

Entre os municípios, os maiores saldos positivos de contratações em novembro foram registrados em Dourados (+189 vagas), Inocência (+172), Campo Grande (+123), São Gabriel do Oeste (+101) e Bonito (+67). Já os maiores saldos negativos ocorreram em Nioaque (-361), Chapadão do Sul (-173), Sidrolândia (-145), Ribas do Rio Pardo (-141) e Naviraí (-121).

O recorte por gênero mostra que o saldo de empregos foi negativo entre os homens (-1.555 postos) e positivo entre as mulheres (+614 vagas). Em relação à escolaridade, o Ensino Médio Completo apresentou o melhor desempenho, com saldo positivo de 133 empregos, enquanto as demais faixas de instrução registraram queda, principalmente o Ensino Fundamental Completo (-451) e o Ensino Fundamental Incompleto (-310).

Para Dobashi, os resultados reforçam o dinamismo econômico de Mato Grosso do Sul e a importância das políticas públicas voltadas à capacitação profissional e à inclusão produtiva. “Estamos acompanhando uma transformação no perfil do emprego formal no Estado. É essencial garantir formação técnica e oportunidades para que mais pessoas possam ingressar nesse mercado em expansão”, ressaltou.

Com um ambiente de negócios favorável, projetos industriais em andamento e novos investimentos previstos para 2026, Mato Grosso do Sul segue consolidando sua posição entre os estados que mais geram empregos e atraem investimentos produtivos no país.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto gratuito leva saúde e qualidade de vida a moradores do Jardim Nova Europa

Iniciativa voluntária do educador físico Josemar Batista oferece hidroginástica a pessoas encaminhadas pelo SUS e atende principalmente idosos e pacientes com dores crônicas Um projeto...

Lentidão da Justiça marca caso de vereador preso por corrupção eleitoral em Santa Rita do Pardo

Vereador reeleito foi solto e ainda não há punições ou abertura de investigação

Força Tática apreende adolescentes por furto e recupera bicicleta elétrica no Jardim Cangalha

Veículo furtado foi localizado após denúncia da vítima, dois menores foram encaminhados à DEPAC