21.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Secretário fala de recapeamento, asfalto e drenagem em Três Lagoas

https://youtube.com/watch?v=UPnkrk8QvH4


20/02/2016 – Atualizado em 20/02/2016

“Acredito que em quatro meses a obra esteja finalizada” disse Rialino

Por: Neto/Redação

Romeu de Campos Júnior entrevistou o Secretário Municipal de Obras de Três Lagoas (MS), Antônio Rialino para falar sobre operação tapa buracos, asfalto, recapeamento e drenagem em vários setores da cidade.

Operação tapa buracos –

O secretário iniciou falando sobre os serviços executados no final de 2015, mas o período de chuvas atrapalhou a execução da operação, pois o trabalho seria perdido, mas mesmo assim nos intervalos de estiagem a operação continua nas ruas da cidade. “O dinheiro do contribuinte não pode ser usado de forma incorreta, para isso, procuro fazer a política de trabalho e resultados” disse ele.

Segundo Rialino, a operação tapa buracos está sendo realizada em três frentes de trabalho. Uma através de uma empresa contratada por licitação e com duas outras equipes formadas com funcionários da sua secretaria.

Para garantir um bom serviço as frentes de trabalhos utilizam-se do asfalto tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) que é uma massa asfáltica a quente, apropriada para os serviços de execução de recapeamentos asfálticos ou para novas capas asfálticas. Para uma melhor customização do valor do produto asfáltico, ele é produzido no Departamento Municipal de Obras (nos equipamentos que até ha pouco tempo estava desativado) com o que existe de mais adequado para que o buraco não volte a acontecer no local. Os serviços estão sendo realizados por três equipes em pontos diferentes da cidade.

Esclareceu que às vezes tem que interromper o serviço pela incidência das chuvas porque a utilização do asfalto CBUQ é imediata não aceitando estocagem da massa. Mas que vale a pena às vezes algum atraso na recuperação das ruas porque esse tipo de produto é aconselhado para o pavimento em rodovias ou ruas de tráfego mais intenso, graças ao seu alto desempenho em resistir esforços.

Avenida Aldair Rosa de Oliveira (circular da Lagoa Maior) no trecho que não foi recapeado –

Rialino disse que no local existe um lençol freático que aflora, sendo necessário um serviço de rebaixamento na lagoa de contenção de água da lagoa, para que o recapeamento seja realizado de forma correta sem sofrer a ação da água minada e para isso é necessário a elaboração de um projeto específico para aquele pequeno trecho. Mas diante do atraso disse: “Encaminhei ofício na última semana para a Prefeita, solicitando que a obra seja concluída”.

Recapeamento na Clodoaldo Garcia

O secretário enfatizou que foi assinado a ordem de serviço para o recapeamento na Avenida Clodoaldo Garcia, dividido em três etapas, sendo o início desde o cruzamento com a Rua Manoel Pedro de Campos até a Rua Maria Guilhermina Esteves, a segunda etapa vai desse ponto até a esquina com a Rua Coronel Camisão e a última etapa até a BR 262 (importante ressaltar que o recapeamento será executado nas duas pistas da Avenida Clodoaldo Garcia, e as ruas foram mencionadas como pontos de referências de cada etapa).

Avenida Rosário Congro e Eloy Chaves

Segundo o secretário, os pontos a serem recapeados na Avenida Rosário Congro, será no trecho entre a Rua Elviro Mário Mancini até a Rua Capitão Bernardino Antônio Mendes e, toda extensão da Avenida Eloy Chaves.

Abertura de passagens nas ruas onde estão os trilhos

O secretário disse que a abertura das ruas é um pedido antigo, mas conflita com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que ainda não liberou o trecho, mas a cidade não pode esperar mais por essas passagens. “Se o DNIT não liberar, nós vamos ter que atropelar e fazer as passagens por nossa conta, o trânsito precisa ser desafogado” disse ele.

Asfalto e drenagem na Vila Viana

Rialino ressalta que importantes obras serão realizadas na região do piscinão do Bairro Paranapungá, beneficiando os moradores dos Bairros Vila Viana, Jardim Mirassol e adjacências, com o asfalto e drenagem.

O trajeto descrito pelo Secretário foi a pavimentação na Benedito Soares da Motta, partindo na Avenida esquina com a Av. Eloy Chaves, passando pela rua Elmano Soares, a viela Jacy Paraná, e as esquinas das ruas Generoso Siqueira e Elviro Mário Mancini. A viela 15 de junho receberá o asfalto na sua extensão.

“O asfalto é pedido da população, mas asfalto sem drenagem não resolve os problemas, pelo contrário, em muitos casos piora a situação, portanto, vamos levar o asfalto junto com a drenagem” disse Rialino.

Perguntado se a realização do serviço ainda dependia de uma licitação, estudo de viabilidade ou qualquer outro fator burocrático que pudesse “emperrar” o inicio das obras, a título do que aconteceu na Av. Aldair Rosa de Oliveira, o secretário foi taxativo.

“A ordem de serviço já foi assinada, a empresa já está autorizada a iniciar os trabalhos, drenagem vai jogar toda a água no piscinão, o que trará conforto e segurança para os moradores da região” afirmou o secretário.


Romeu de Campos e Antônio Rialino

Foto de arquivo

https://youtube.com/watch?v=UPnkrk8QvH4


Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas conquista ouro na natação e se destaca no Festival Centro-Oeste em Campo Grande

Este resultado consolida Três Lagoas como uma referência na natação de Mato Grosso do Sul nas categorias de formação.

Novo equipamento em oftalmologia garante mais agilidade e reduz filas de exames em Três Lagoas

O novo Tomógrafo de Coerência Óptica (OCT) tem permitido maior precisão nos diagnósticos e ampliado significativamente a capacidade de atendimento

Serviços de Convivência promovem programação especial de fim de ano em Três Lagoas

As atividades começaram no dia 07 de novembro, com a Apresentação Natalina de Dança no Shopping Três Lagoas, e nessa sexta, 14 de novembro, teremos a participação dos grupos da AABB, CRASE e Patrulha Mirim.