23.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 4 de julho, 2025

Secretário do MS defende formação para diretores em seminário nacional sobre o Ensino Médio

O secretário de Educação de Mato Grosso do Sul, Hélio Daher, representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na última terça-feira (6), em Brasília, durante o seminário “PNAEM: A gestão da escola pública de Ensino Médio em debate”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).

Durante o evento, Daher ressaltou a importância da formação especializada para gestores escolares, especialmente por enfrentarem desafios administrativos e financeiros para os quais, segundo ele, não são preparados. “Somos professores, não gestores por formação. Quando assumimos a direção, nos deparamos com questões complexas, como o uso de recursos federais e estaduais, além da gestão da merenda escolar”, afirmou.

O secretário destacou ainda a realidade diversa das escolas brasileiras, citando as dificuldades enfrentadas por gestores em regiões remotas. “Como esperar que um diretor no meio do Pantanal implemente o Novo Ensino Médio sem formação adequada?”, questionou.

Daher também defendeu o envolvimento das universidades na formação continuada dos diretores, destacando a importância da escuta ativa e da construção conjunta de soluções entre academia e escolas.

A mesa de abertura contou com a participação da secretária da Educação Básica do MEC, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt; do representante da CAPES, Antônio Carlos Amorim; e do professor Luiz Fernandes Dourado, da Anpae.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa movimenta Três Lagoas nesta sexta

Evento reúne sociedade civil para debater equidade, envelhecimento saudável e políticas públicas A 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve início nesta sexta-feira...

Jovem de Bataguassu morre subitamente no Presídio de Três Lagoas

Gabriel Júnior, de 23 anos, teve convulsões durante o banho, onde Samu foi acionado, mas ele não resistiu.

Cultura indígena ganha forma em argila em escola do distrito de Arapuá, em Três Lagoas MS

Atividade prática com alunos do 6º ano une expressão artística, tradição dos povos originários e valorização da identidade regional