22.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 3 de fevereiro, 2026

Saúde investe R$ 9,8 bilhões para preparar SUS contra impactos das mudanças climáticas

Recursos serão aplicados em novas unidades de saúde, infraestrutura resiliente e modernização de protocolos

Ministério da Saúde anunciou neste domingo um investimento de R$ 9,8 bilhões para adaptar o Sistema Único de Saúde (SUS) aos efeitos das mudanças climáticas. O pacote de ações faz parte do AdaptaSUS, apresentado durante a COP30, em Belém, e inclui a construção de novas UBS, UPA e hospitais, além da aquisição de equipamentos capazes de funcionar mesmo diante de eventos climáticos extremos.

O anúncio ocorreu no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão). Durante o evento, o ministro Alexandre Padilha destacou que a crise climática já é um problema de saúde pública. Segundo ele, um em cada 12 hospitais do mundo precisa paralisar atividades por causa de fenômenos climáticos severos.

Padilha também lançou o Guia Nacional de Unidades de Saúde Resilientes, que orienta a construção e a adaptação de estruturas com reforço predial, autonomia energética e hídrica, sistemas inteligentes e padrões de segurança. O documento passa a integrar projetos do PAC Saúde.

Além disso, o ministério instalou um grupo técnico para detalhar as diretrizes de resiliência, com especialistas da Saúde, Fiocruz, Anvisa, Opas e conselhos de saúde.

No mesmo congresso, foi apresentada a criação da Instância Nacional de Ética em Pesquisa (Inaep), proposta que moderniza e agiliza a análise ética de pesquisas com seres humanos, reduz duplicidades e regulamenta biobancos, aproximando o Brasil das melhores práticas internacionais.

com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Unidades móveis de vacinação percorrem MS e chegam à Região Leste em abril

Estratégia do Governo de MS leva unidades móveis de imunização a todas as regiões do Estado até julho, fortalecendo o Programa Nacional de Imunizações O...

Prouni divulga resultado da primeira chamada com 6,8 mil bolsas em Mato Grosso do Sul

Seleção considerou notas do Enem 2024 e 2025, no estado, mais de 3,2 mil bolsas são integrais O Programa Universidade para Todos (Prouni) divulgou nesta...

Abertura do ano legislativo aponta avanço no debate sobre jornada de trabalho

Presidente da Câmara destaca redução da jornada de trabalho, regulação de aplicativos, segurança pública e combate ao feminicídio como prioridades do semestre O presidente da...