32.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

Saúde integral dos trabalhadores do SUS será tema de encontro

Evento reunirá profissionais, gestores e acadêmicos para debater condições de trabalho, saúde mental e valorização no SUS

Garantir saúde integral a quem atua no SUS (Sistema Único de Saúde) é o foco do I Encontro Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, que será realizado no dia 4 de setembro de 2025, em Campo Grande. O evento é promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e busca debater estratégias para a valorização profissional, proteção social e melhoria das condições de trabalho no setor.

O encontro acontecerá na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, com início às 7h30. O público-alvo inclui trabalhadores do SUS, gestores, acadêmicos de graduação e pós-graduação e residentes das áreas da saúde.

Para o superintendente de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SES, André Vinicius Batista de Assis, o encontro busca consolidar um espaço de escuta e construção coletiva. “Quando falamos em saúde integral, não nos referimos apenas à assistência prestada à população, mas também à garantia de condições físicas, emocionais e sociais para quem trabalha no SUS. O sistema precisa atuar com profissionais valorizados e protegidos”, destacou.

Segundo a Coordenadora de Gestão do Trabalho da SES, Keila Regina de Oliveira, a iniciativa reforça o compromisso do Estado em cuidar de quem cuida da população. “Discutir saúde do trabalhador é reconhecer que as condições de trabalho influenciam diretamente na qualidade da assistência prestada no SUS. Valorizar os profissionais é fundamental para fortalecer o SUS como um todo”, afirmou.

Programação
O dia começará às 7h30, com credenciamento e prática de PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). A abertura institucional está prevista para as 8h30. Às 9h, a pesquisadora Jeane Saskya Campos Tavares abordará o tema “Racismo institucional e seus impactos na saúde mental das trabalhadoras e trabalhadores do SUS”. Em seguida, às 10h20, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 24ª Região, Cândice Gabriela Arosio, falará sobre “Violência e assédio no ambiente de trabalho”.

No período da tarde, a programação será retomada às 13h, com nova prática de PICS. Às 13h30, a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde do Ministério da Saúde, Flávia Nogueira e Ferreira de Sousa, fará uma exposição sobre o “Cenário nacional da saúde e segurança das trabalhadoras e trabalhadores do SUS”.

Às 14h30, ocorrerá o debate “Trabalhar na saúde: Entre o sofrimento e a realização”. O encerramento está previsto para as 17h, com apresentação cultural.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link clicando aqui.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana