21.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Saúde elimina criadouros do Aedes Aegypti em cavidades de árvores

18/11/2013 – Atualizado em 18/11/2013

Medida se faz necessária nesta época de chuvas para evitar proliferação do mosquito transmissor da Dengue

Por: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Três Lagoas, por meio de equipes de Agentes de Combate às Endemias, vem intensificando ações de enfrentamento à Dengue, identificando e eliminando criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A ação foi retomada na semana passada, na Esplanada da NOB, buscando, identificando e eliminando os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, em água armazenada nas cavidades das árvores.

“É um trabalho difícil, mas extremamente necessário, principalmente, nesta época de chuvas”, comentou o coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizete da Silva.

Localizadas as cavidades e constatada a presença de água armazenada, “verificamos se contêm larvas do mosquito transmissor da Dengue”, explicou.

“Quando verificada a presença de foco de criadouros, coletamos amostras para análise e pesquisa em laboratório”, informou o coordenador de Combate a Endemias.

“O resultado é importante para a tomada das medidas necessárias no enfrentamento à Dengue, nas áreas próximas aos criadouros localizados”, explicou o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito, que acompanhava esta ação.

“Se tem água armazenada, tapamos a cavidade da árvore com areia, para evitar a formação dos criadouros”, completou Benício.

Esta mesma ação é também realizada pelas equipes de Agentes de Combate às Endemias em quintais de residências, onde existem árvores de médio e grande porte, propícias à formação de cavidades que possam armazenar água.

Além da Esplanada da NOB, as equipes de Combate às Endemias percorrerão a orla da Lagoa Maior e as praças da Cidade, com o mesmo objetivo de localizar e eliminar os criadouros do mosquito nas cavidades das árvores.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo