07/02/2014 – Atualizado em 07/02/2014
Medida se faz necessária nesta época de chuvas para evitar proliferação do mosquito transmissor da Dengue
Por: Assessoria
A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Três Lagoas, por meio de equipes de Agentes de Combate às Endemias, vem intensificando ações de enfrentamento à Dengue, identificando e eliminando criadouros do mosquito Aedes Aegypti.
A ação foi retomada na semana passada, na Esplanada da NOB, buscando, identificando e eliminando os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, em água armazenada nas cavidades das árvores.
“É um trabalho difícil, mas extremamente necessário, principalmente, nesta época de chuvas”, comentou o coordenador de Combate a Endemias, Benício Donizete da Silva.
Localizadas as cavidades e constatada a presença de água armazenada, “verificamos se contêm larvas do mosquito transmissor da Dengue”, explicou.
“Se verificada a presença de foco de criadouros, coletamos amostras para análise e pesquisa em laboratório”, informou o coordenador de Combate a Endemias.
“O resultado é importante para a tomada das medidas necessárias no enfrentamento à Dengue, nas áreas próximas aos criadouros localizados”, explicou o coordenador de Educação em Saúde, Fernando Garcia Brito, que acompanhava esta ação.
“Se tem água armazenada, tapamos a cavidade da árvore com areia, para evitar a formação dos criadouros”, completou Benício.
Esta mesma ação é também realizada pelas equipes de Agentes de Combate às Endemias em quintais de residências, onde existem árvores de médio e grande porte, propícias à formação de cavidades que possam armazenar água.
Além da Esplanada da NOB, as equipes de Combate às Endemias percorrerão a orla da Lagoa Maior e as praças da Cidade, com o mesmo objetivo de localizar e eliminar os criadouros do mosquito nas cavidades das árvores.



