23.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 1 de agosto, 2025

Saúde de Três Lagoas intensifica campanha sobre descarte de materiais perfurocortantes

A campanha tem como principal objetivo “conscientizar a população sobre o correto descarte destes resíduos e assim diminuir os acidentes ocasionados pelo mau acondicionamento destes materiais no lixo urbano.

04/12/2019 11h00
Por: Mirela Coelho com informações da assessoria da Prefeitura de Três Lagoas

TRÊS LAGOAS (MS) – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador, setor da Diretoria de Vigilância em Saúde e Saneamento, está preparando uma campanha de conscientização da população sobre o correto descarte de materiais perfurocortantes.

A campanha tem como principal objetivo “conscientizar a população sobre o correto descarte destes resíduos e assim diminuir os acidentes ocasionados pelo mau acondicionamento destes materiais no lixo urbano”, como explicou a coordenadora do Setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Maria Aparecida de Oliveira.

Ela alertou que, “o descarte incorreto de materiais perfurocortantes tem sido causa de lesões graves, principalmente, em catadores de materiais recicláveis e coletores profissionais de lixo, em todo o País, incluindo Três Lagoas”.

Como vem sendo constatado pela equipe de Vigilância em Saúde do Trabalhador, mesmo usando luvas de segurança, esses profissionais têm sido vítimas “do descaso de boa parte da população com o descarte desses materiais e os trabalhadores acabam sofrendo acidentes de perfurações e cortes nos dedos, mãos, braços e pernas”, relatou Maria Aparecida.

Segundo os técnicos em Segurança do Trabalho, são considerados materiais perfurocortantes “os instrumentos que contêm cantos, bordas, pontas ou protuberâncias rígidas e agudas, capazes de cortar ou perfurar”.

Os técnicos dão como exemplo: lâminas de barbear, agulhas, resíduos de vidro (potes, pratos quebrados, garrafas), lâmpadas, latas de condimentos serrilhadas, lascas de madeiras, espetos ou palitos, entre outros.

VEJA COMO PROCEDER

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Entrevista com a presidente do CREA-MS: O papel da engenharia no avanço de MS

Em entrevista ao Jornal da Manhã, a presidente do CREA-MS, Vânia Abreu de Melo, detalha ações do conselho, desafios da profissão e a importância...

Aquecimento, acidificação e falta de nutrientes ameaçam ecossistemas do Atlântico Sul, aponta estudo

Pesquisa brasileira revela que combinação de fenômenos extremos já afeta biodiversidade marinha e segurança alimentar em regiões da América do Sul e África

Campanha Agosto Lilás mobiliza Três Lagoas no enfrentamento à violência contra a mulher

Com programação ao longo do mês, ações incluem palestras, oficinas, atendimentos e mobilização em empresas, praças e comunidades