22.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 1 de janeiro, 2026

Saúde alerta sobre cuidados para evitar contaminação pelo vírus Influenza

Saúde – 17/06/2012 – 13:06

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) informa a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar riscos de contaminação pelo vírus Influenza A (Gripe A) e Influenza H1N1. De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, é importante que a população mantenha os cuidados referentes à higienização das mãos com água e sabão, após tossir ou espirrar, após o usar banheiro, antes de refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz.

Para pacientes que apresentem sintomas da gripe, é necessário evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), evitar o contato com outras pessoas suscetíveis à doença, caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas. Evitar aglomerações em ambientes fechados, mantendo o ambiente devidamente ventilado, além das recomendações como repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

É importante que as pessoas que não foram imunizadas durante a Campanha Nacional de Prevenção à Gripe, realizada entre os dias 5 de maio e 1º de junho deste ano, procurem os postos de saúde de seus municípios para se vacinar o quanto antes. A vacina proporciona impacto direto na diminuição dos casos e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias, das internações hospitalares e da mortalidade.

A vacina é segura e protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério sul no ano anterior, entre eles o da influenza A (H1N1). A vacina contra a gripe é a melhor estratégia disponível para a prevenção da influenza e suas consequências. Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.

Em caso de sintomas, a SES informa que o paciente deve se dirigir imediatamente a uma unidade de saúde para que os cuidados médicos iniciais sejam feitos através equipes especializadas para o tratamento precoce da doença.

Fonte: Assessoria / MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Retrospectiva 2025: Prefeitura de Três Lagoas consolida avanços e amplia investimentos para a população

Ano foi marcado por obras, melhorias nos serviços públicos, fortalecimento social e ações voltadas ao desenvolvimento do município

Suzano abre vagas de emprego em quatro municípios de Mato Grosso do Sul

Processos seletivos oferecem oportunidades efetivas, inclusive para PcD, com inscrições gratuitas até o fim de janeiro A Suzano, uma das maiores empresas do setor de...

Anvisa alerta para riscos de bebidas clandestinas e reforça cuidados no Ano Novo

Agência orienta consumidores a verificar procedência, rótulo e lacre de segurança para evitar intoxicações, principalmente por metanol Com a proximidade das festas de réveillon, a...