21/03/2014 – Atualizado em 21/03/2014
A Rádio Caçula levantou o problema e Gil do Jupiá foi o único vereador três-lagoense que procurou soluções na Sanesul em Campo Grande
Por: Marco Campos
A Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul) através de sua assessoria de imprensa em Campo Grande-MS, se pronunciou oficialmente à Rádio Caçula sobre o problema de vazamento de água no “Poço do Palmito”, localizado às margens da BR-158, entre Três Lagoas e Brasilândia-MS.
Mesmo com o rompimento do equipamento, milhares de litros de água estão vazando e cai livremente em uma valeta formada pela força da água. Uma estrada vicinal que passa ao lado do poço teve que ser reparada por equipes da Sanesul, que tiveram que improvisar emergencialmente a instalação de um cano que passa sob uma estrada, fazendo com que o grande volume de água caia do outro lado da via.
Apesar da nota de imprensa da empresa falar das medidas que serão tomadas quanto ao grave problema, nenhuma solução relacionada aos danos ambientais e medidas legais para inibir a vazão foram citadas no documento.
LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:
“A respeito do problema que ocorre no Poço Palmito, em Três Lagoas, a Sanesul informa que já comunicou a Petrobrás e está notificando a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre o fato.
A Empresa de Saneamento está realizando o monitoramento do problema e fará tudo o que estiver ao alcance para mitigar o problema, haja vista que é permitido somente à Petrobrás fazer intervenções no referido poço.
A princípio, não há risco de desabastecimento na região abastecida pelo Poço Palmito. A Sanesul informa ainda que existe um cronograma predeterminado, elaborado pela Petrobrás e apresentado à Sanesul, para o tamponamento do poço, o qual a Empresa de Saneamento está solicitando a antecipação da data junto à Petrobrás e à ANP”.
INTERVENÇÃO POLÍTICA
Após a divulgação do fato noticiado com exclusividade pela Rádio Caçula nesta quarta-feira (19) em sua emissora e em seu portal, o vereador Gilmar Leite do (PSB) de Três Lagoas teve conhecimento da notícia em Campo Grande – durante um seminário em que os vereadores de Três Lagoas estão participando – e esteve na sede geral da Sanesul para cobras providências enérgicas quanto à situação.
Na manhã desta sexta-feira (21), o parlamentar esteve reunido com representantes da empresa, entre eles, o diretor comercial e de operações, Edgar Afonso Bento que revelou ter ciência do vazamento através da Rádio Caçula.
“Ele tomou conhecimento do fato através deste site. Mesmo ele dizendo que tomará medidas legais para sanar o problema e me informar que o poço também será lacrado pela Petrobrás até o dia 26 de setembro, eu busco por esclarecimentos quanto aos danos ambientais que a água pode provocar na fauna e flora que possam atingir animais e plantas existentes na região”, explicou o vereador.
Conforme especialistas da área, a alta temperatura da água que está caindo no córrego pode chegar aos 50 graus e isto, poderá ocasionar problemas nas espécies que habitam o local.
“Estarei junto com a Rádio Caçula na próxima semana cobrando providências em Três Lagoas junto ao promotor do Meio Ambiente, Dr. Antônio Carlos, na Secretaria de Meio Ambiente e se for preciso no Imasul”, desabafou Gil.
A Rádio Caçula estará acompanhando e divulgando “passo a passo” as notícias sobre a situação do vazamento do “Poço do Palmito”.






