28 C
Três Lagoas
quarta-feira, 1 de julho, 2026

RS tem 121 municípios em situação de emergência

08/07/2014 – Atualizado em 08/07/2014

Por: Agência Brasil

Subiu para 145 o número de municípios atingidos pela chuva no Rio Grande do Sul, dos quais 121 estão em situação de emergência. Iraí e Barra do Guarita decretaram estado de calamidade pública. Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado hoje (8), 20.436 pessoas continuam fora de casa devido a enxurradas e alagamentos. Desse total, 18.668 estão desalojadas e foram para as casas de parentes e amigos e 1.768 estão em abrigos públicos.

Os temporais causaram duas mortes: de José Lindomar da Silva, em Jacutinga, e Eracildo Luiz Assmann, 56 anos, em Arroio do Tigre. Paula Thon, 23 anos, continua desaparecida em Arroio do Tigre, onde os bombeiros fazem buscas.

Barra do Quaraí, Itaqui, São Borja e Uruguaiana, na fronteira oeste, têm 18.767 moradores fora de casa devido à cheia do Rio Uruguai. Em Iraí, no norte do estado, 700 pessoas precisaram sair de suas residências por causa do transbordamento do Rio do Mel.

O governo estadual publicou, nessa segunda-feira (7), decreto de situação de emergência em 13 trechos de rodovias estaduais afetados por deslizamentos e inundações nos meses de junho e julho. A medida visa a agilizar o repasse de verbas para a recuperação das estradas. Os recursos necessários somam R$ 38 milhões, segundo o governo do estado.

De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo seco vai predominar em todo o estado ao longo desta semana. A frente fria que causou os temporais na última semana se afastou do Rio Grande do Sul e uma massa de ar seco predomina em todo o território gaúcho.

Foto: Reprodução

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Militar morre após ser baleado por disparos de fuzil durante confronto em MS

SD PM Marcelo Pimenta, de 32 anos, foi atingido durante tentativa de abordagem a suspeitos armados e não resistiu aos ferimentos no hospital

Maior mutirão da história de Três Lagoas promete atender até 15 mil pessoas em cinco dias

Titular da SMS e diretor de Regulação detalham megaestrutura inédita, convoca população a atualizar cadastro e garante força-tarefa para reduzir filas históricas que aguardam atendimento desde 2021

Nasce Ramez, primeiro filho de Tonhão e Mayeny Empke

Bebê nasceu às 7h57, com 4,060 kg e 51 cm, em um momento de emoção e gratidão para a família Empke