25.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de setembro, 2025

Risco de surto de lagarta destruidora deixa quatro cidades em emergência

19/12/2013 – Atualizado em 19/12/2013

Por: Correio do Estado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decretou estado de emergência fitossanitária em quatro municípios de Mato Grosso do Sul por conta do risco de surto da praga Helicoverpa armigera.

Naviraí, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Maracaju terão um plano de supressão da praga e medidas emergenciais. Conforme a Portaria nº 1.109, do Mapa, as ações serão tomadas pelo Órgão Estadual ou Distrital de Defesa Agropecuária, e deverão ser adotadas com base no plano de manejo definido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

O plano de intervenção tem vigência de um ano. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19).

Helicoverpa armigera é uma lagarta identificada recentemente, que tem surpreendido produtores e pesquisadores pelo seu poder de destruição, causando prejuízos, principalmente, às lavouras de milho, soja e algodão.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Tentativa de feminicídio em MS: homem joga carro com namorada em rio

Crime ocorreu após discussão durante o trajeto de volta de um show; suspeito foi preso em flagrante e caso é investigado como tentativa de feminicídio

Tratamentos dermatológicos ganham atenção para especificidades da pele negra

Pacientes e especialistas apontam avanços na abordagem médica e na indústria de cosméticos, mas ainda há desafios na formação e nos cuidados com a diversidade de tons de pele no Brasil

PRF realiza ação educativa com crianças do “Clube de Aventureiros” em Três Lagoas

Atividade incluiu visita à delegacia, contato com viaturas e orientações sobre segurança no trânsito