36.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

Ribas lança novos protocolos de enfrentamento à violência infantojuvenil

Investimento da Suzano fortalece a proteção de crianças e adolescentes no município e se inspira em experiências bem-sucedidas de Três Lagoas (MS)

Na última terça-feira (15), Ribas do Rio Pardo (MS) lançou oficialmente seus novos fluxos e protocolos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A entrega de uma cartilha com orientações práticas marcou o momento e representa um passo importante para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) na cidade.

A iniciativa é fruto do trabalho do Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes (CMEVCA), com apoio técnico da Childhood Brasil e investimento social-privado da Suzano.

Três Lagoas foi a cidade modelo para o programa

O projeto que agora chega a Ribas do Rio Pardo tem suas raízes em Três Lagoas (MS), onde a Suzano lançou o Programa Agente do Bem em 2015, em parceria com a Childhood Brasil. O município foi o primeiro a implementar ações voltadas à proteção infantojuvenil por meio da mobilização da sociedade e fortalecimento da rede de atendimento.

O sucesso da iniciativa em Três Lagoas levou à expansão do programa para outros dez municípios sul-mato-grossenses, incluindo Ribas do Rio Pardo, que passou a desenvolver ações semelhantes a partir de 2021.

Atuação integrada e intersetorial

Com apoio da Childhood Brasil, Ribas do Rio Pardo realizou um mapeamento dos impactos locais, elaborou um diagnóstico sobre os tipos de violência presentes no território e formou oficialmente seu comitê municipal em 2024.

Além disso, os órgãos que compõem a rede de proteção passaram por um alinhamento teórico e legal, seguindo as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei nº 13.431/2017, que institui a escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Compromisso com a proteção integral

“Acreditamos que nosso papel vai muito além do desenvolvimento econômico. Também é nosso compromisso contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária. Essa cartilha reflete um trabalho coletivo essencial que se iniciou em 2021 e culmina com a formação de uma rede de atenção ainda mais robusta e fortalecida”, afirmou Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Investimento na Casa de Acolhimento

Como parte das ações previstas no Plano Básico Ambiental (PBA), a Suzano também entregou ao município, em dezembro de 2023, uma Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco social ou afastados da família por decisão judicial.

O investimento foi de R$ 4,3 milhões na construção e mobiliário da estrutura. O espaço foi pensado para oferecer um ambiente seguro, familiar e acolhedor, reforçando o compromisso com o bem-estar e a proteção de direitos.

Programa Agente do Bem também atua em Ribas

Em setembro de 2021, Ribas do Rio Pardo formalizou sua participação no Programa Agente do Bem, com a assinatura de um termo de compromisso com o poder público e adesão de órgãos como o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Na cidade, o programa também passou a incluir ações voltadas à proteção dos direitos das mulheres, ampliando ainda mais seu impacto social.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Circuito Avança Juventude movimenta estudantes e gestores com foco em políticas públicas para jovens

Etapa Região Bolsão do evento estadual reuniu alunos, lideranças e representantes de vários municípios para debater projetos e construir o Plano Estadual da Juventude Três...

“Pablo Escobar brasileiro”, ex-major de MS é julgado em Bruxelas por tráfico

Caso contra ex-PM seria analisado em Bruges, mas acabou transferido por questões de segurança Acusado de chefiar uma rede responsável por enviar 45 toneladas de...

Mestre Panda, do Abadá Capoeira fala de conquista na Taça Capoeira das Favelas em Goiânia

Instrutor falou sobre dedicação, o apoio da SEJUVEL e a importância social do esporte.