18.2 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio, 2025

Relator ataca emendas do Deputado Akira Otsubo que evitam cortes na Embrapa

29/08/2013 – Atualizado em 29/08/2013

O Relator da LDO atacou as emendas que evitam os cortes de recursos para Embrapa, combate à febre aftosa e farmácia popular

Por: Assessoria

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado federal Danilo Forte, acatou três emendas de redação do deputado federal Akira Otsubo (PMDB/MS) ao texto. As emendas evitam contingenciamentos para a sanidade animal, a Embrapa e a Farmácia Popular.

“Eu apresentei estas emendas para garantir que os recursos a estes setores sempre estejam disponíveis, para que não sejam reduzidos. O dinheiro é vital para a continuidade das ações desenvolvidas pela Embrapa, para garantir a continuidade das atividades de combate à febre aftosa e para que a população de baixa renda tenha acesso a remédios mais baratos”, destacou Otsubo.

Na emenda nº 29860004, que evita cortes de recursos para a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o parlamentar afirma que “as atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) na área agrícola possuem características específicas em função do ambiente de risco e incerteza no qual são conduzidas, lidam com questões críticas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental e produzem resultados de médio e longo prazo traduzidos em inovações tecnológicos que visam garantir a manutenção da competitividade da agropecuária brasileira”.

Em outra emenda, de nº 29860009, Otsubo afirma que contingenciamento causa danos aos trabalhos de prevenção e propagação de doenças e pragas, entre elas o combate à febre aftosa, ressaltando que este trabalho é importante na exportação e importação de produtos agropecuários. Por isso , a emenda evita o corte de recursos para este segmento.

A última emenda de Otsubo acatada pelo relator da LDO assegura o “constante fornecimento de medicamentos gratuitos à população” por meio da Farmácia Popular do Brasil, que fornece a preços reduzidos medicamentos de uso contínuo para hipertensão, diabetes e a asma, entre outras doenças.

Agora, estas emendas integram a LDO, que deve ser apreciada pelo colegiado na próxima semana e depois segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista foge após provocar acidente e deixar mulher com fratura exposta em Três Lagoas

Na noite do último sábado (10), um grave acidente no bairro Jardim das Acácias, em Três Lagoas, deixou uma mulher de 34 anos com...

Petrobras reforça sua atuação no setor energético com perfuração de poços e retomada de fábricas

A Petrobras iniciou a perfuração de poços no estado da Bahia, após seis anos de pausa, com o início das atividades no campo de...

Novos casos de sarampo no Brasil desafiam certificação de eliminação obtida em 2024

Após recuperar, em novembro de 2024, o certificado de eliminação do sarampo, perdido em 2019, o Brasil enfrenta novos desafios com o surgimento de...