12/06/2015 – Atualizado em 12/06/2015
Por: Catia Mendes
O governador Reinaldo Azambuja estará em Três Lagoas no domingo (14/06) e falou com exclusividade nessa manhã (12/06) com a Rádio Caçula, adiantando a nossos ouvintes algumas ordens de serviço que serão anunciadas no domingo.
Para Reinaldo Azambuja (PSDB) o objetivo da Caravana da Saúde é “desafogar” a fila de procedimentos cirúrgicos do Sistema Único de Saúde (SUS), já que existe cerca de 2.600 pessoas aguardando para serem atendidas nessa região. Além de procedimentos médicos os cidadãos contarão na ocasião, com o serviço da Justiça Itinerante, com a emissão de documentos gratuitamente.
Enquanto o Hospital Regional de Três Lagoas não inaugurar, o governo continuará apoiando a realização dos atendimentos gratuitos do SUS no Hospital Auxiliadora, por meio, de convênio. Ainda, na tentativa de assegurar o atendimento da população, custeará a ampliação das enfermarias do HA.
Sobre a construção do Hospital Regional de Três Lagoas, o governador disse que a obra de 13 mil metros quadrados e 192 leitos, irá custar 42 milhões, sendo desse montante, 33 milhões emprestados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 8 milhões vindos de recursos próprios. Enfatizando que o curso de medicina da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) do campus de Três Lagoas irá utilizar as instalações do futuro Hospital para suas aulas práticas.
Questionado sobre o valor da alíquota do Diesel do Mato Grosso do Sul, que é maior que do estado de São Paulo. Reinaldo Azambuja adiantou que irá reduzir a alíquota do Diesel para 12% no estado: “Nós vamos semana que vem reduzir o ICMS do óleo… para baixar o preço na bomba de gasolina” Assim, Três Lagoas, localizada na fronteira com o estado de SP e estava sofrendo muito com os disparates nos preços, pode se dizer, que respira mais aliviada.
Embora o Brasil atravesse um momento de crise, o estado do Mato Grosso do Sul em especial a cidade de Três Lagoas receberá um dos maiores investimentos privados do país.A Eldorado lançará sua segunda linha de produção, gerando empregos para a cidade. Com isso, o governo do estado tem a preocupação de qualificar mão de obra para atender a nova demanda.
Além da ampliação da Eldorado o governador falou sobre a ampliação da Fibria e da Fábrica de Biodiesel Cargil. E que irão reestruturar o serviço prestado pelo DETRAN de Três Lagoas, serão chamados alguns funcionários que prestaram concurso público e foram aprovados para trabalhar nesse setor, terceirizarão alguns setores, enfim, em suas palavras “o seu objetivo é modernizar o estado”.
Questionado sobre a realização da obra de esgoto nos bairros da cidade, esclareceu que tem uma parceria com a prefeitura municipal, de modo que, o governo entra com 100% da verba necessária e o município entra com a concessão.
A título de informação, a obra do esgoto nos bairros, como também do asfalto solicitado pelo deputado Ângelo Guerreiro já tiveram a verba liberada pelo estado, ou seja, existe o dinheiro para realizá-la, contudo para dependem da liberação da concessão da Prefeitura Municipal de Três Lagoas para serem iniciadas, o que ainda não aconteceu.
O governador acompanhará as 9hs de domingo (14/06), véspera do aniversário de 100 anos de Três Lagoas, os procedimentos realizados pela Caravana da Saúde e da Justiça Itinerante, entregará alguns equipamentos ao município e participará de uma reunião com os chefes políticos locais, estarão presentes também no evento o deputado estadual Angelo Guerreiro (PSDB) e o Comandante o Tenente Coronel Wilson Sérgio Monari.
