20 C
Três Lagoas
sexta-feira, 15 de agosto, 2025

Rafael Silva vence e é bronze no judô da Rio-2016

12/08/2016 – Atualizado em 12/08/2016

Por: Marcio Ribeiro com Bol

Na categoria em que você tem de enfrentar o melhor atleta da história de sua modalidade, um cara que não perde há seis anos e tem oito títulos mundiais, ganhar uma medalha olímpica, qualquer que seja, é um título. Foi assim com Rafael Silva, o Baby, nesta sexta-feira (12).

O destino colocou o brasileiro na mesma chave do francês Teddy Riner, o gigante de todos os predicados do parágrafo anterior. Rafael segurou o rival por cinco minutos, mas perdeu por um wazari. Ainda restava o bronze. E o mato-grossense de 27 anos não iria deixar que uma derrota que a maioria dos especialistas já previa o abalasse.

Rafael Silva é medalhista olímpico. Conquistou nesta sexta-feira seu segundo bronze, assim como Londres-2012. “A medalha em casa é muito boa. A torcida ajudou bastante, me empurrou, buscando cada shido, cada ponto. Em casa é outra coisa, estou feliz demais”, disse, muito ofegante, depois da luta ao SporTV.

Baby também comentou o fato de o judô brasileiro ter fechado com três medalhas a Rio-2016, diferente do que se previa. “Acho que no judô o resultado é muito dinâmico, muito atípico. É uma competição totalmente diferente a Olimpíada, era difícil predizer quantas medalhas sairiam. Mas acho que a equipe teve bom desempenho. A Rafa foi campeã olímpica em casa, então acho que o judô está de parabéns”.

O adversário do brasileiro na luta pela medalha, quem diria, também tem a ver com o algoz de Baby nas quartas de final da Rio-2016. Abdullo Tangriev, vigésimo do ranking mundial, e também o último a derrotar Teddy Riner em Olimpíadas.

A luta não foi das mais movimentadas e os atletas receberam um shido cada logo no início, mas o rival de Baby se mostrou muito cansado e foi só o brasileiro atacar com mais foco, que conseguiu derrubá-lo, caracterizando um yuko, suficiente para o pódio.

Além de ter sido o último de a derrotar o multicampeão, Tangruiev tem uma história de polêmica. Ele foi pego por uso de maconha em 2012 e acabou suspenso por 2 anos do judô, voltando a competir apenas em julho de 2012.

A equipe de judô do Brasil iniciou as disputas no Rio de Janeiro cercada de expectativas e termina sua participação nos Jogos com três medalhas. Além do bronze de Baby, Mayra Aguiar também ficou com o bronze e Rafaela Silva conquistou o único outro. O planejamento do COB, no entanto, era de conquista de mais medalhas, cinco vindas do judô.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suzano abre vagas para operações em Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo

Processos seletivos são gratuitos e abertos a todos os perfis; inscrições vão até 21 de agosto A Suzano, referência na produção de celulose e papel...

Câmera flagra momento em que carro fecha moto e provoca queda em rua da Vila Haro

Motociclista foi surpreendido por Fiat Pálio ao cruzar via preferencial no bairro Vila Haro, onde vítima sofreu escoriações e veículo ficou danificado

Alimentação do IFMS de Três Lagoas vai custar R$ 780,2 mil

IFMS fechou dois contratos referentes a fornecimento de alimentos O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) de Três Lagoas divulgou os novos contratos...