31.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro, 2025

Quatro idosos são resgatados dormindo na urina e no meio do lixo, 16 pessoas foram presas

Polícia deflagrou operação contra maus-tratos a idosos e encontrou situações extremas de abandono

Durante 30 dias, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul participou da Operação Vetus III, do Ministério da Justiça, contra crimes de maus-tratos a pessoa idosa. Em Campo Grande, o cumprimento de mandados para verificação de denúncias ficou a cargo da 2ª Delegacia, que contou com a ajuda de outras DPs da Capital.

No Estado, em 77 municípios, a operação contou com 438 policiais, 140 viaturas. Foram realizadas 128 ações educativas e 278 denúncias foram apuradas. Quatro vítimas foram resgatadas e outras 770 atendidas. A polícia visitou e fez diligências em 312 locais, que incluem residências, asilos públicos e particulares.

Quatro mandados de prisão foram cumpridos, assim como 16 pessoas foram presas em flagrante e um menor apreendido. A polícia também encontrou duas armas. Foram concluídos 102 inquéritos policiais e outros 104 foram instaurados.

Situação de residência onde idosa foi encontrada. (Foto: Divulgação/PCMS)

Ainda foram lavrados 67 TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência), como aconteceu no caso desta sexta-feira (23). Uma mulher, de 36 anos, foi detida e levada à delegacia após policiais flagrarem a mãe dela, de 67 anos, em situação de maus-tratos e abandono no Bairro Estrela Dalva, em Campo Grande.

Conforme o delegado Ricardo Meirelles, a filha mora com a mãe, porém a idosa ficava em um quartinho sem as mínimas condições. “Não é questão financeira, é condição mínima de higiene. A idosa estava em um colchão encharcado de urina, sem se alimentar, com sede. Esses pontos estavam sendo negligenciados”, explicou.

A filha e a idosa foram levadas à delegacia. A mulher assinou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e foi liberada.

Na residência foi constatado acúmulo de lixo, falta de móveis, sendo evidenciado que a idosa estava com deficiência na alimentação, higiene precária, precariedade de mobiliário, colchão de cama com resíduos de urina e sem peças de roupas limpas.

Na delegacia, a idosa foi alimentada e encaminhada à Secretária de Assistência Social. “Nós ficamos sensibilizados quando verificamos que realmente a denúncia se comprova”, lamentou Meirelles.

A operação ocorre para apurar denúncias feitas através do Disque 100/180.

A Operação teve início no dia 22 de agosto e seguiu até quinta-feira (22) com encerramento nesta sexta-feira (23) com o Dia D da Operação que, segundo o delegado Leandro Lacerda, com foco nos cumprimentos de mandados. “Foram realizadas mais diligências, mas preferencialmente, cumprimento de mandado de prisão, busca e apreensão e visita a casa de acolhimento”, concluiu.

MIDIAMAX

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comissão aprova parcelamento de multas de trânsito para motoristas com deficiência

Medida também beneficia condutores responsáveis por pessoas com deficiência e altera o Código de Trânsito Brasileiro A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos...

Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos

Nova norma amplia o acesso ao exame e busca fortalecer o diagnóstico precoce do câncer de mama no país Mulheres com 40 anos ou mais...

Governo de MS anuncia nova chamada de aprovados em concurso para professores da Rede Estadual

Estado vai convocar 28 docentes de forma imediata e discutir nova etapa de chamamentos em 2026 O Governo de Mato Grosso do Sul vai realizar...