22 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Quantidade de chuvas viabiliza navegação (Tietê-Paraná). Anúncio será feito nos próximos dias

23/01/2016 – Atualizado em 23/01/2016

Por: Redação

O cenário de chuvas das últimas semanas contribuiu para aumentar os níveis do reservatório de Três Irmãos. A navegação na Hidrovia Tietê-Paraná está suspensa pela Marinha, desde maio de 2014, no trecho entre o km 99,5 do reservatório de Três Irmãos e a eclusa de Nova Avanhandava, em função do baixo calado.

Os níveis dos reservatórios da Usina de Três Irmãos formam um cenário propicio para a regularização da navegação da Tiete-Paraná que estava desde maio de 2014 sem calado para a navegação. A cidade de Três Lagoas foi afetada porque o transporte de madeira e celulose das Indústrias locais foi prejudicado por essa razão trazendo prejuízos, já que o custo desse tipo de transporte é muito mais econômico que o via terrestre.

O Departamento Hidroviário anunciou que para os próximos dias fará a reativação já que a cota mínima de 325,40 deve ser mantida principalmente porque pode-se contar com a transposição natural das águas do sistema interligado (Três Irmãos interligado ao de Ilha Solteira pelo canal de Pereira Barreto SP) adquira estabilidade para manter o nível necessário para a navegação.

Com isso a regularização do transporte das cargas de longo percurso de soja e milho vindo de São Simão (GO) e o de celulose e madeira vindo de Três Lagoas, MS, serão normalizados.

As comportas da usina de Barra Bonita (SP) foram abertas tendo em vista o alto nível da quantidade de água acumulado e a Marinha está sendo comunicada para garantir a manutenção do nível necessário para a retomada da navegação na Hidrovia Tietê-Paraná.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas