19/03/2014 – Atualizado em 19/03/2014
André Puccinelli assume hoje presidência do Codesul em reunião com governadores
A solenidade de posse está marcada para as 10h, no espaço Yotedy, em Campo Grande
Por: Correio do Estado/CODESUL
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, assume hoje (19) a presidência pro tempore do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). A posse será realizada às 10h, durante a Reunião do Conselho de Governadores do bloco, em Campo Grande.
Estarão reunidos na Capital os governadores dos quatro Estados que compõem o Codesul: André Puccinelli (MS), Raimundo Colombo (de Santa Catarina, atual presidente), Tarso Genro (Rio Grande do Sul) e Beto Richa (Paraná).
Antes da posse, os governadores terão reunião reservada, e, após, uma reunião plenária, na qual discutirão diversos temas relativos à atuação do Conselho e a ações conjuntas de desenvolvimento dos quatro Estados.
A reunião do Codesul será realizada no Espaço Yotedy.
SOBRE O CODESUL
O Sistema Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (CODESUL-BRDE), foi criado, em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho.
Com o objetivo de encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com concentração do crescimento no centro do País, o CODESUL constitui-se num foro privilegiado à coordenação e à potencialização em torno de questões comuns aos estados-membros, em especial aquelas relativas ao desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul.
O exercício da Presidência do Conselho, que tem gestão anual, é alternado entre os governadores dos quatro estados-membros. A estrutura administrativa é composta por um Secretário Executivo, nomeado pelo Governador-Presidente, e por quatro Secretários Assistentes, além de corpo técnico e administrativo.
As reuniões do Conselho têm a participação do Diretor-Presidente do BRDE. Como órgãos vinculados, compõem o CODESUL Comissões Permanentes e Comissões Técnicas, que trabalham em áreas onde há potencial de integração regional.
Desenvolvem-se, ainda, negociações com a Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), a Xunta da Galícia, Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino – Litoral (CRECENEA – Litoral), e o Governo de Québec/Canadá com o objetivo de fortalecer a cooperação com essas entidades.
