26.1 C
Três Lagoas
sábado, 16 de agosto, 2025

PROS admite desistência de Andreia Olarte para cargo de vereadora

15/08/2016 – Atualizado em 15/08/2016

Por: Marcio Ribeiro com O Estado

A segunda-feira (15) poderia ser um dia para repensar uma decisão e, quem sabe, se candidatar a vereadora, mas Andreia Olarte e o esposo tiveram a rotina alterada. A ex-primeira-dama e o vice-prefeito afastado receberam a visita do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), em cumprimento de mandado prisão temporária, busca e apreensão às 6h30 na residência do casal.

A suspeita do MPE-MS (Ministério Público Estadual) é de enriquecimento ilícito, no período de 17 meses que Gilmar Olarte geriu a administração muncipal, e deve pesar para que o PROS fique ‘mesmo’ sem a sua principal puxadora de votos na chapa proporcional.

“O que existe no caso do Gilmar e da ex-primeira-dama é uma condenação antecipada, com acusações que não se tem a certeza de que sejam sérias. Se houve o erro, que o façam pagar, mas fazer isso com a família acho absurdo. A Andreia era uma escolha do diretório para candidatura à Câmara e apesar do convite declinou por receio do que o momento eleitoral traria com ilações”, destaca o nome do PROS para concorrer à prefeitura de Campo Grande, Luis Pedro Guimarães.

Ele conta que conversou com o vice-prefeito afastado na manhã da segunda-feira (15), por volta das 07h30, por telefone, após ver noticiada a operação na casa dos Olarte.

“Fiz questão de ligar, pois sou amigo dele e não tenho vergonha disso. Sou candidato a prefeito pelo PROS justamente para ter voz e dizer o que realmente aconteceu. Ele me falou que conversaria comigo depois, devido a presença do Gaeco, e que foi solicitada uma prisão temporária dele, todavia o advogado também estava presente na residência, podendo haver reversão hoje ainda”, relata Luis Pedro.

A convenção do PROS aconteceu no dia 5 de agosto, data limite da Justiça Eleitoral, quando o partido confirmou a chapa majoritária formada pelo advogado Luis Pedro Guimarães e a vice sendo a pastora Márcia Mega. Dos 101 pré-candidatos a vaga na Câmara Municipal, os delegados do diretório de Campo Grande selecicionaram 44 nomes, de uma lista que será registrada às 17h da segunda-feira (15). Andreia Olarte, pela popularidade que manteve, apesar do desgaste político do marido, tinha preferência para até a última hora ‘voltar atrás’ e ser integrante da chapa proporcional, concorrendo pela primeira vez a cargo público eletivo.

“É inegável que ela daria outro destaque a nossa campanha, inclusive no número de votos, por ser alguém que nunca respondeu a nenhum processo, por nada. Fui incluído na lista da Coffee Break só porque fiz o meu papel de cidadão de solicitar a Câmara que apurasse sobre a cassação do prefeito. Reviraram meus sigilos bancário e telefônico para me incriminarem e não conseguiram”, diz Luis Pedro, que em outubro de 2013 foi o responsável, junto com o produtor rural, Raimundo Nonato, a dar entrada com um pedido de abertura de comissão processante com o prefeito Alcides Bernal (PP), que posteriormente foi acatado pelo legislativo e cinco meses depois culminou no afastamento do chefe do executivo.

Andreia registraria candidatura nesta segunda-feira. (Foto: Luan Saraiva)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Varzeano 2025 define campeão neste domingo em Três Lagoas

Finais acontecem no Recanto do Galo com promessa de jogos disputados e casa cheia A temporada 2025 do Campeonato Varzeano de Três Lagoas chega ao...

Portaria estabelece requisitos de programa que permite venda de produtos de origem animal

Com a adesão, produtos como queijos, mel, embutidos e outros de origem animal, poderão ser vendidos em todo o Estado desde que estejam inscritos no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município em que são fabricados.

Grêmios estudantis assumem protagonismo no enfrentamento à violência contra a mulher

O programa envolve gremistas das 337 escolas da Rede Estadual, distribuídas nos 79 municípios, em uma jornada de 40 horas formativas.