20/07/2016 – Atualizado em 20/07/2016
Projeto “recomeçar” é iniciado em Três Lagoas e traz esperança aos detentos do semiaberto
Por: Ana Carolina Kozara com informações de assessoria de imprensa
O projeto social batizado como “Recomeçar”, que desde 2012 ajuda centenas de internos do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) a superar o vício das drogas, chegou a Três Lagoas neste mês e promete ajudar os reclusos da unidade masculina de regime Semiaberto a vencer esta doença e ter novas perspectivas de vida.
O trabalho é coordenado pela divisão de promoção da diretoria de assistência penitenciária e integra o “Projeto unificado de enfrentamento da dependência química no ambiente de cárcere” que busca trabalhar a solução do problema de forma padronizada em presídios de Mato Grosso do Sul, uma das metas da Agepen para este ano.
Em Três Lagoas, os trabalhos ficam sob a supervisão da psicóloga da Agepen, Katcilene Riquelme Ortiz e inicialmente, oito custodiados fazem parte do projeto, número este que deverá ser ampliado.
De acordo com o diretor do presídio, José Antônio Garcia Sales, a seleção dos internos foi realizada a partir de um questionário avaliativo aplicado com os internos, sendo que dentre os critérios de avaliação, foi considerado se o interno é reincidente em decorrência do seu vício em drogas.
Katicilene, disse que na ultima sexta-feira (15) os membros realizaram sua primeira apresentação e que já estão programados palestras com a participação de instituições parceiras do projeto, como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Igreja Peniel e Pastoral Carcerária. “Também já programamos atividades para períodos emblemáticos, como o ‘novembro azul, dedicado à saúde do homem, e ao dia mundial de combate à Aids, em dezembro”, informa.
