34.6 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Projeto que permite levar animais nas cabines em viagens intermunicipais é aprovado

O projeto modifica um artigo da lei estadual de setembro de 2017, que trata do transporte dos animais domésticos no Estado.

30/10/2018 15h15
Por: Laís Eger Penha / Por Campo Grande News

Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que permite levar animais domésticos e cães-guia em caixas de transporte nas cabines de passageiros dos veículos, que fazem as viagens intermunicipais, em Mato Grosso do Sul.

“Nós estamos propondo um conforto e cuidado para estes animais, que não vai atrapalhar a viagem das demais pessoas que estiverem dentro do veículo. Como médico veterinário sempre defendi a causa animal, é uma das minhas prioridades”, disse Márcio Fernandes (MDB), autor da proposta, junto com George Takimoto (MDB).

Fernandes explicou que estes animais serão levados em “caixas” ou “gaiolas” adequadas para transporte, para evitar que sejam levados juntos com as bagagens no transporte intermunicipal. “Esta mudança foi conversada com passageiros e donos de empresas que entendem que é melhor o transporte na cabine do passageiro”, pontuou.

Menos acidentes – O projeto modifica um artigo da lei estadual de setembro de 2017, que trata do transporte dos animais domésticos no Estado. Ele cita que no modelo atual os acidentes com os animais eram frequentes. “Poderia levar na caixa de transporte adequada, mas junto com as malas os perigos dele se ferir eram maiores”.

Com a aprovação, o projeto agora passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que com base em avaliação jurídica, vai sancionar a matéria, alterando a lei estadual, ou vetá-la por entender que não atende a legislação. Os autores disseram que esta mudança foi uma sugestão do Ministério Público e CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária).

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional.