Vereador Marco Silva propõe iniciativa que facilita a interação de crianças com dificuldades na fala
Nesta terça-feira (12), durante sessão na Câmara Municipal de Três Lagoas, foi apresentado um projeto de lei que visa ampliar a acessibilidade para crianças com dificuldades na fala, como apraxia e autismo. A proposta prevê a instalação de placas ou pranchas de identificação em locais públicos com grande circulação infantil, como parques e áreas de lazer.
O vereador Marco Silva explicou que o projeto consiste em placas aumentadas que ajudam crianças com dificuldades na fala a identificar e expressar suas vontades. “O projeto é uma placa, uma prancha de identificação, de forma aumentada, para aquelas crianças que têm dificuldade na fala. Apraxia, até mesmo autismo, ela vai conseguir identificar, através dessa placa, o que ela quer fazer naquele ambiente”, disse.
Ele ainda exemplificou que a criança poderá indicar se quer ir à gangorra, brincar no parquinho ou na areia. “Vai ter aquelas identificações, isso aí de forma muito lúdica e muito simples. A prefeitura pode estar inserindo naquelas áreas onde tem maior circulação”, completou.
O parlamentar ressaltou que a proposta atende a uma necessidade identificada em Três Lagoas e que a intenção é promover maior inclusão. “Esse projeto vai ao encontro de uma necessidade que a gente consegue identificar aqui em Três Lagoas, e, portanto, a gente apresentou esse projeto dessa prancha de comunicação aumentada”, afirmou.
Com a aprovação da medida, a expectativa é que Três Lagoas avance na criação de ações que garantam maior autonomia, inclusão e acesso ao lazer para crianças com dificuldades de comunicação.
