02/08/2014 – Atualizado em 02/08/2014
O evento em alusão ao dia Mundial contra as hepatites virais, conscientiza a população e oferece exames gratuitos
Por: Ray Santa Cruz
Neste sábado equipes da Sede do Programa Municipal de Combate a DST-AIDS e Hepatite estarão na Praça Ramez Tebet, orientando a população e prestando serviços gratuitos.
O trabalho será feito juntamente com equipes do Sest Senat e Secretária de Saúde. A população será conscientizada sobre as prevenções, tratamentos e sintomas das doenças.
Serão oferecidos testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. De acordo com Suzie Demero, responsável pelo setor, os exames ficam prontos em até 30 minutos e o diagnóstico é preciso, sendo também sigiloso, onde o profissional junto a pessoa terão um espaço em uma unidade móvel de saúde, para esclarecimentos sobre tratamentos e primeiros passos a serem dados caso o resultado para alguma doença seja positivo.
Além disso, a população também poderá tomar a 1° dose da vacina contra hepatite B, e depois seguir com as outras duas doses em postos de saúde do município. Camisinhas masculinas e femininas, também serão distribuídas no local.
Demero diz que o número de casos de pessoas infectadas pelo vírus da Aids e Hepatite aumentaram em Três Lagoas, assim, como no Brasil. Em 2013 foram 33 novos registros de pessoas infectadas pelo vírus HiV no município, sendo apenas 14 casos de Hepatite C. Já nos primeiros 6 meses de 2014, ou seja de janeiro até junho foram registrados 21 novos casos de infectados por HIV e 9 pessoas com Hepatite C.
A responsável explica que apesar das pessoas saberem da importância da prevenção, o uso de preservativos diminuiu e este é o grande fator do aumento na média da cidade.
As pessoas podem procurar o setor de combate a DST-Aids, para exames e orientações na Rua Bom Jesus da Lapa, N°1178, próximo ao prédio do Sesi, ou informações pelo telefone 3929 9893.
