31 C
Três Lagoas
domingo, 22 de fevereiro, 2026

Professores e funcionários de escolas particulares querem ganho real

Educação – 17/02/2013 – 09:02

Professores e funcionários de escolas particulares de Mato Grosso do Sul querem reajuste salarial acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses. Durante assembléia geral da categoria, em Campo Grande, eles pediram 9% de reajuste salarial para os pisos (de professores e funcionários) e para quem ganha acima do piso, o reajuste reivindicado foi de INPC (acumulado nos 12 meses) mais 2% de aumento real.

De acordo com Ricardo Martinez Froes, presidente do Sintrae/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul), a data base da categoria é 1º de março. A classe patronal já recebeu ofício com essas e outras reivindicações solicitadas pelos professores e funcionários reunidos em assembléia.

O Sintrae/MS aguarda o pronunciamento da presidenta do Sinepe/MS (sindicato patronal das escolas particulares de MS), professora Maria da Glória Paim Barcellos, na esperança de que sejam aprovadas essas e outras reivindicações da categoria.

Atitude exemplar – Ricardo Froes enalteceu a iniciativa da Funlec , que tem à frente da administração o dr. Mafuci Kadri, que em há mais de três anos consecutivos, antecipa reajuste salarial para professores e funcionários no início de cada ano. Além disso, sempre concede reajuste bem acima da inflação. Ou seja, com ganho real para professores e funcionários.

A Funlec, segundo Ricardo Froes, já adiantou 5% de reajuste salarial e pretende, segundo ele, dar mais 5% de reajuste nos próximos dias. “São atitudes como essa, que valorizam o trabalho dos professores e funcionários, que precisamos adotar em todas as escolas de Mato Grosso do Sul. Afinal, é graças ao trabalho desses profissionais que as escolas se destacam”, argumento Froes.

Esse adiantamento, segundo o presidente do Sintrae, vem a calhar pois no início do ano surgem inúmeros compromissos financeiros para as famílias arcarem, como o IPTU, IPVA, valores das matrículas escolares reajustados e outros gastos.

Reivindicações permanentes – Desde 2001, o Sintrae/MS luta para conseguir aprovar sua “Agenda permanente de reivindicação”, encaminhada todos os anos para a classe patronal. Professores e trabalhadores em escolas particulares de MS querem alcançar os seguintes benefícios:

1- Bolsa de estudos para o trabalhador(a) e seus dependentes legais;

2- Salários dignos para todos os níveis do ensino;

3- Férias coletivas de trinta dias em janeiro;

4- Adicional por tempo de serviço denominado quinquenio;

5- PL – planejamento – pagamento de quatro horas-aulas a cada jornada de 20 horas semanais, inclusos na jornada contratual;

6- Recesso integral de 15 dias em julho;

7- Unificação do recesso de julho em todas as escolas;

8- Adicional por qualificação;

9- Pagamento de comissão para cargos de coordenação e direção escolar;

10- Regulamentação do EAD;

11- Feriado escolar no dia 15 de outubro;

12- Adicional por aluno, quando ultrapassar 30 alunos por sala;

13- Assegurar na CCT a qualificação continuada dos docentes em cursos de pós, mestrado e doutorado;

14- Assegurar adicional de insalubridade aos trabalhadores, em que suas atividades demandem necessidade;

15- Plano de saúde para os trabalhadores e seus dependentes;

16- Plano de cargos e salários para o setor privado de ensino.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

UFMS abre inscrições para residência em engenharia de software com bolsa de R$ 5 mil

Programa é voltado à inovação no Judiciário e na administração pública estadual, com vagas para residência e especialização Estão abertas as inscrições para a Residência...

Polícia Científica de MS mantém certificação internacional em análises de DNA

Reconhecimento do Gitad confirma padrões internacionais do laboratório forense e reforça uso estratégico da genética nas investigações criminais

Polícia Científica de MS recebe comitiva da Polícia Nacional do Paraguai para fortalecer cooperação na fronteira

Encontro em Campo Grande discutiu desafios operacionais, integração regional e impactos da Rota Bioceânica na segurança pública