26.8 C
Três Lagoas
sábado, 21 de fevereiro, 2026

Procuradores votam nesta quarta em candidatos a chefe da Procuradoria

Política – 17/04/2013 – 10:04

Pouco mais de 1,2 mil procuradores votarão hoje, em todo o Brasil, para definir a lista tríplice de onde deverá sair o nome do novo Procurador-Geral da República.

A Folha apurou que entre os concorrentes –Deborah Duprat, Ela Wiecko, Rodrigo Janot e Sandra Cureau –Duprat e Janot levam pequena vantagem e devem disputar voto a voto quem ira encabeçar a lista enviada à presidente Dilma Rousseff.

Cabe à presidente definir quem será o sucessor do atual Procurador-Geral, Roberto Gurgel, até agosto.

A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) faz a lista tríplice há dez anos. Dilma poderá escolher quem quiser, ou mesmo ignorar a lista e nomear outro procurador. Todavia, desde os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, virou tradição respeitar a lista e sua ordem.

A eleição acontecerá entre 10h e 18h de hoje. Cento e setenta e seis computadores estarão espalhados por órgãos do Ministério Público Federal em todo o país.

Todos os quatro candidatos são sub-procuradores-gerais da República, último nível de carreira do Ministério Público Federal.

A campanha foi marcada pelo distanciamento dos candidatos ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, desgastado politicamente no PT por sua atuação no mensalão, que terminou com 25 condenados entre 37 acusados. Gurgel foi indicado por Lula em 2009 e reconduzido por Dilma em 2011.

Ontem, em debate no Rio, os candidatos ao cargo criticaram o projeto de emenda constitucional que pretende limitar os poderes de investigação do Ministério Público.

Fonte: Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Avanço da inteligência artificial acende alerta sobre autonomia e pensamento crítico

Especialistas discutem impactos cognitivos, éticos e sociais do uso crescente de algoritmos na tomada de decisões

Projeto propõe aumento de pena para crime de maus-tratos cometidos em instituições de ensino

Proposta em análise na Câmara prevê punição maior quando violência ocorrer no ambiente escolar, com foco na proteção de crianças e adolescentes

Receita libera consulta a lote da malha fina de fevereiro com R$ 578,9 milhões em restituições

pagamento será realizado no dia 27 de fevereiro, cerca de 205 mil contribuintes irá verificar se há recebimento Cerca de 205 mil contribuintes que...