Procon – 04/05/2013 – 10:05
O PROCON de Três Lagoas (MS) realizou uma pesquisa no comércio ao período que antecede o Dia das Mães em 32 estabelecimentos do município.
A data, de acordo com as pesquisas, é a segunda melhor para vendas, perdendo apenas para o Natal. A expectativa é que o consumidor adquira dois produtos durante as compras para essa data.
“Para a comemoração não doer no bolso, a recomendação é pesquisar. Em todas as datas sazonais, reforçamos essa necessidade. O consumidor precisa ficar atento não só para garantir as melhores ofertas, mas também parar não ter problemas futuros”, explicou a diretora do Procon, Lilian Campos.
Dentre os 60 itens pesquisados, estão os secadores, celulares, roupas, acessórios, perfumes e outros. Todos os produtos com menor preço.
Para que não haja problemas na hora de presentear o Procon de Três Lagoas faz algumas recomendações que podem contribuir na escolha e evitar o endividamento.
“É necessário definir quanto gastar e pesquisar preços. Com relação as compras pela internet, é preciso tomar cuidado com empresas que não possuam dados para contato em caso de eventual problema. Na aquisição de roupas e calçados, informar a possibilidade de troca em razão de tamanho, cor e modelo, uma vez que o CDC não obriga a troca do produto em caso apresentar defeito”, disse a diretora.
Ainda segundo Lilian, o telefone celular se destaca e é alvo de várias reclamações, portanto, é preciso observar quando o aparelho é mais em conta, mas vinculado a um pacote de serviço com prazo de fidelização.
“Lembrando que os produtos devem vir acompanhados de Manual de Instrução, em língua portuguesa e assistência técnica autorizada. Quanto ao produto eletrônico exija sempre a nota de fiscal de qualquer produto é essencial, principalmente com relação a defeito e troca”, concluiu Lilian.
Na procura de flores, a sugestão da diretora é para que os consumidores deem atenção a procedência, e se informem quanto a taxa de entrega, tipo de embalagem e estilo de arranjo. Esses itens fazem diferença no preço final. Vale ressaltar que o comerciante deve expôr em local visível uma tabela de preços completa.
A diretora do Procon/TL afirma ainda, que o consumidor precisa prestar atenção aos anúncios, buscar a melhor alternativa para o seu bolso e para sua dívida.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser registrar uma reclamação pode procurar o Procon/TL, situado na Av. Capitão Olinto Mancini, 2462, Ed ERPE, Jd. Primaveril, Três Lagoas (MS).
Veja a pesquisa na íntegra Clique Aqui
Fonte: Redação com informações do PROCON / Rádio Caçula


