23 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de julho, 2025

Primeiro-ministro diz que Portugal está em situação crítica

Economia – 20/01/2012 – 16:01

O primeiro-ministro português admitiu nesta sexta-feira que seu país, sob ajuda financeira, atravessa uma situação “realmente crítica” e aposta que as exportações sirvam para reativar a economia este ano.

“Atravessamos um momento crítico… que produz um clima de instabilidade e de insegurança sobre o futuro da Europa e, como consequência, de Portugal”, disse Pedro Passos Coelho em um debate parlamentar.

O primeiro-ministro referiu-se aos “novos problemas” provenientes “da Grécia ou de uma agência de classificação”.

A agência americana Standard and Poor’s rebaixou há uma semana a nota de nove países da Zona Euro, entre eles Portugal, cuja nota equipara sua dívida a um investimento especulativo, o que o governo português qualificou de “infundado”.

No entanto, Passos Coelho colocou uma nota de otimismo ao afirmar que seu país poderá “registrar este ano um superávit comercial, o que não ocorre há vários anos”.

Terceiro país da Zona Euro depois da Grécia e Irlanda em pedir ajuda à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), Portugal obteve em maio passado um empréstimo de 78 bilhões de euros em troca de um duro programa de austeridade para reduzir o déficit fiscal público.

O país espera que as exportações consigam reativar uma economia que está em profunda recessão.

Fonte: UOL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Futebol de MS busca reabilitação com técnico que criticou Neymar

René Simões vai ministrar curso de 20 horas em Campo Grande Citando Mato Grosso do Sul como “um estado que respira futebol”, mesmo tendo 2º...

Força Tática prende dois foragidos em Três Lagoas em menos de 24 horas

Ações distintas nos bairros Jardim Alvorada e Vila Haro reforçam atuação incisiva contra criminosos procurados.

Jovem morre após moto colidir violentamente com ônibus na BR 262

Acidente fatal aconteceu perto de fábrica de celulose, onde vítima ia para o trabalho e morreu na hora nesta terça-feira, 1º.