29.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 3 de novembro, 2025

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até o fim de novembro

Trabalhadores com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS têm direito ao benefício; segunda parcela deve ser quitada até 20 de dezembro

O fim do ano se aproxima e, junto com ele, a expectativa pelo pagamento do 13º salário. De acordo com a legislação trabalhista, a primeira parcela deve ser depositada até o dia 30 de novembro, prazo que neste ano cai no dia 28, último dia útil do mês.

Instituído há 62 anos, o 13º salário é um direito garantido pela Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 4.090/1962, que assegura o benefício a todos os trabalhadores com mais de 15 dias de serviço, além de aposentados e pensionistas do INSS.

O empregador pode optar por pagar o valor integral até o final de novembro ou dividi-lo em duas parcelas — a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. O adiantamento também pode ser solicitado durante as férias, desde que o pedido seja feito por escrito até janeiro.

O cálculo é feito com base no salário do empregado, dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano. Entram no cálculo médias de adicionais como horas extras, comissões, adicional noturno e insalubridade.

Segundo o pós-graduando em Direito do Trabalho Fábio de Lima Barros, o cumprimento do prazo é essencial. “O 13º salário é mais do que um direito do trabalhador — é uma obrigação legal do empregador. Respeitar prazos e cálculos garante um fim de ano tranquilo para todos”, destacou.

Em caso de atraso, a CLT prevê multa de 1% ao mês sobre o valor devido, exceto para empresas em recuperação judicial, conforme a Lei nº 13.143/2015. Trabalhadores que não receberem o benefício podem procurar o sindicato da categoria, o Ministério Público do Trabalho (MPT) ou ajuizar ação judicial.

Com informações Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista é flagrado dirigindo com acelerador na mão e tem carro apreendido

Equipe da Rádio Patrulha abordou veículo em atitude suspeita, onde condutor não possuía CNH e tinha passagens por roubo e tráfico.

Mais de 1,2 milhão de sul-mato-grossenses estão inadimplentes

Feirão Limpa Nome da Serasa, em parceria com os Correios, oferece descontos de até 99% e parcelamento a partir de R$ 9,90 até o fim de novembro

Governo, Prefeitura e bancada federal definem prioridades de investimentos em Mato Grosso do Sul

Reunião na Governadoria discutiu destinação de emendas parlamentares de 2026 e andamento de obras estratégicas no Estado. O Governo de Mato Grosso do Sul, a...