Jovens vereadores entregaram e receberam moções e discursaram emocionados por fazerem história em Três Lagoas
O encerramento da primeira edição do programa Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Três Lagoas foi realizado com uma sessão solene, na noite desta quarta-feira (17), ocasião em que foram oferecidas homenagens aos jovens vereadores e em que eles também conferiram homenagens aos vereadores, seus padrinhos, às suas escolas e a pessoas que desempenharam importante papel nesta etapa histórica de suas vidas.
O plenário esteve totalmente lotado com convidados dos jovens vereadores. Na abertura da cerimônia, Sara Leite apresentou uma canção e Arthur Ramos leu um texto de Charles Chaplin. Também foi exibido um vídeo com a trajetória dos jovens vereadores, neste primeiro ano de implantação do programa, narrando deste a campanha nas escolas, até suas performances na tribuna da Câmara.
Outro destaque foram as campanhas de arrecadação de leite e gelatina que promoveram em prol do Instituto de Longa Permanência Eurípedes Barsanulpho (Lar dos Idosos) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Inicialmente, os jovens vereadores entregaram moções de congratulação às seguintes pessoas:
Arthur Ramos – Ivolin Lopes Ramos; Geiziel Dante – Valdir Ribeiro dos Santos; Isabel Rodrigues – Marjorie Jaqueline Ferreira Povoas; Larissa Cyles – Lucyla de Oliveira Cyles; Leonardo Alencar – Capítulo Três Lagoas 460 da Ordem Demolay), representado por João Alexande de Almeida Dias; Lucas Otero – Guilherme Costa Garcia Tommaselli; Pedro Henrique – Janes Arguelho; Pietro Balen – Selma de França Carvalho Vieira; Rafael de Sales -Danilo Augusto Perioto; Ryan Gomes – Jaqueline Gomes Coutinho da Costa; Samuel Santana – Elias Fernandes da Silveira; Sara Cortes – Paulo Rogério Lopes Ferreira; Sara Leite – Fabiano Chistian Paiola; Solana Marques – Ana Ruthi Martins Faustino de Souza.
As escolas receberam Moção de Reconhecimento propostas em conjunto pelo vereador jovem e seu respectivo padrinho, devido suas atuações de suma importância dentro do processo do Parlamento Jovem. Coordenadores e diretores foram responsáveis por inscrever a escola no programa, realizar o processo eleitoral interno e apoiar os jovens eleitos para o mandato.
O reconhecimento foi feito às escolas Fernando Corrêa, Jomap, Afonso Pena, Dom Aquino, Luís Lopes de Carvalho, Sesi, Instituto Federal, Batista Semear, Maria Eulália Vieira e Edwards Corrêa, as quais tiveram representantes no Parlamento Jovem.
Outro momento de homenagens foi a troca de moções de congratulação, já que os vereadores entregaram a seus afilhados e também receberam moções concedidas pelos jovens por todo apoio que seus gabinetes deram. Confira:
Tonhão – Sara Cortes; Sargento Rodrigues – Solana Haragón Baez; Silverado – Pietro Balen; Maria Diogo – Larissa Cyles; Sirlene dos Santos – Sara Leite; Marcus Bazé – Leonardo Alencar; Mário Grespan – Samuel Santana; Mi do Santa Luzia – Ryan Gomes; Davis Martinelli – Geisiel Dante; Robson do Alinhamento – Pedro Henrique Arguelho; Daniel da Farmácia – Arthur Godói; Evalda Reis – Lucas Otero; Marco Silva – Maria Fernanda; Professor Pedrinho Júnior – Isabel Rodrigues; Fernando Jurado – Rafael de Sales.
A secretária municipal de Educação, Ângela Brito, e a coordenadora regional de Educação, representando a rede estadual, Marizeth Bazé, também foram agraciadas com Moção de Reconhecimento, por propositura de todos os vereadores.
Uma experiência para a vida
Muito emocionados e empolgados com a finalização da primeira edição e de seus mandatos, os jovens vereadores subiram à tribuna para agradecer a oportunidade, as experiências em política e sobre a vida pública que adquiriram. Todos destacaram o empenho dos vereadores e assessores em abrir as portas dos gabinetes para fornecer informações, instruções e estrutura.
“Esta é uma noite histórica, o primeiro parlamento jovem que se encerra. Mas nossa luta e persistência continuam”. Samuel Santana
“Foi uma honra fazer parte do Parlamento Jovem. Quero agradecer por ter tido oportunidade de fazer política, que é algo que gosto”. – Leonardo Alencar
“A esperança e o futuro são jovens. Foi uma honra participar”. Pietro Balen
“Encerro esta experiência com o coração cheio de alegria. Aquj tivemos conhecimentos para levar para o resto da vida”. Sara Leite
“Que não seja um adeus, mas um até logo. O parlamento nos deu ensinamentos para colocar em prática na vida”. Ryan Gomes
“É um momento de despedida, mas também de alegria. Aprendi que política é para todos e para o bem de todos”. Rafael de Sales
“Foi uma honra. Se tiver oportunidade, quero voltar de novo”. Pedro Henrique Arguelho
“Aprendi que ser vereador é mais que um cargo, é ter compromisso com as pessoas, o futuro e a transformação”. Maria Fernanda
“Foi uma experiência maravilhosa, de muito aprendizado e acredito que o Parlamento Jovem alcançou os resultados esperados”. Lucas Otero
“Participei apenas de duas sessões, mas pude aprender muito e agradeço a oportunidade”. Isabel Rodrigues
“O Parlamento Jovem foi uma oportunidade para os jovens terem voz e ser um olhar inspirador”. Geisiel Dante
“Agradeço às servidoras da Escola do Legislativo e ao vereador Tonhão, por terem tornado esta ideia uma realidade. Também quero agradecer aos jovens vereadores que tornaram esta jornada tão importante, que entrará para a história de Três Lagoas”. Larissa Cyles.
“Não posso deixar de agradecer à Rebecca, a Cris e à Mayara, da Escola do Legislativo, assim ao vereador Tonhão, o pessoal da minha escola e ao meu pai”. Arthur Ramos
“Foi uma experiência que mudou minha vida. Agradeço a honra de ter representando vocês, jovens vereadores. Saímos daqui mais conscientes e mais fortes, sabendo que política pode e deve ter propósitos”. Sara Cortes, primeira presidente do Parlamento Jovem.
O vereador Tonhão falou em nome dos vereadores, agradecendo-os por terem aprovado a criação do programa e por terem abraçados os jovens apadrinhados. Afirmou que considera que a Câmara de Vereadores teve sua missão cumprida nesta primeira edição.
“Foi uma honra e uma alegrai conviver com vocês”, disse aos estudantes. Ainda ressaltou os importantes que eles tiveram a chance de viver como parlamentares, como ter contato com autoridades nacionais, como senadores, a ministra Simone Tebet, o governador do estado, entre outras. “Acredito que plantamos boas sementes e vamos colher bons frutos”. “Que as experiências fortaleçam o currículo e a biografia de vocês”. “Espero que vocês tenham muito sucesso, continuem ousados e com bons sonhos. Mas que, primeiro, invistam nos estudos”.












com informações Câmara Municipal de Três Lagoas


