25.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 4 de novembro, 2025

Prévia da inflação sobe em julho com alta na conta de luz e passagens aéreas

IPCA-15 registra aumento de 0,33%, puxado por energia elétrica e transportes; alimentos caem pelo segundo mês e aliviam impacto

A prévia da inflação oficial, medida pelo IPCA-15, subiu 0,33% em julho, acima do resultado de junho (0,26%), segundo dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo IBGE. O aumento foi puxado principalmente pela alta na conta de luz, influenciada pela manutenção da bandeira tarifária vermelha, e pelas passagens aéreas, que subiram quase 20%.

A energia elétrica residencial teve alta de 3,01% no mês, maior impacto individual no índice. O aumento foi provocado pelo adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos, em vigor desde junho, e por reajustes em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.

Já o grupo transportes registrou alta de 0,67%, impulsionado pelas passagens aéreas (19,86%) e serviços por aplicativo (14,55%). Por outro lado, combustíveis recuaram (-0,57%), com queda na gasolina (-0,50%) e no etanol (-0,83%).

Apesar das pressões, os alimentos — que vinham sendo os principais vilões da inflação — ajudaram a conter o índice pelo segundo mês consecutivo, com queda de 0,06%. Itens como batata-inglesa (-10,48%), cebola (-9,08%) e arroz (-2,69%) lideraram as quedas. Ainda assim, o grupo acumula alta de 7,36% em 12 meses.

Com o resultado, o IPCA-15 acumula inflação de 5,3% em 12 meses, acima do teto da meta do governo, que é de 4,5%. O índice considera preços coletados entre 14 de junho e 15 de julho em 11 regiões metropolitanas do país e serve como prévia do IPCA oficial, a ser divulgado em 12 de agosto.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem finge ser deficiente e é desmascarado pela polícia em frente a banco no centro de Três Lagoas

Natural de Uberlândia (MG), o homem usava muletas para simular deficiência e pedir dinheiro.

Cabos de internet quase cortam pescoço de jovem em Três Lagoas

João Victor Araújo de Souza seguia para a faculdade quando foi atingido pelo fio e encaminhado ao hospital com um ferimento grave no pescoço Um...

Três Lagoas realiza mutirão de vacinação neste sábado para emissão da DVA

Ação da Secretaria de Saúde acontece em todas as UBSs do município e garante documento obrigatório para matrícula escolar de 2026