16.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 14 de agosto, 2025

Prévia da inflação desacelera para 0,46%, mas remédios pesam no bolso

Economia – 22/05/2013 – 12:05

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial (medida pelo IPCA), subiu 0,46% em maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (22). Em abril, a alta havia sido de 0,51%.

Segundo o IBGE, o principal destaque deste mês ficou para os preços de remédios, com alta de 2,94% em maio, ante 0,93% em abril. Foi o maior impacto no índice de inflação. O resultado refletiu o aumento de até 6,31% nos preços dos remédios autorizado pelo governo no início de abril, de acordo com o IBGE.

Com isso, o grupo Saúde e cuidados pessoais acelerou a alta mensal a 1,3% em maio, contra 0,63% em abril. Também contribuíram para o resultado do IPCA-15 os grupos Habitação, com avanço de 0,72%, ante 0,68% em abril, e Vestuário, cuja alta acelerou para 0,76% em maio, ante 0,44% no mês anterior.

Como esperado, a alta dos preços dos alimentos no IPCA-15 perdeu força neste mês. Segundo o IBGE, o grupo Alimentação e bebidas registrou inflação de 0,47% em maio, contra 1% no resultado anterior.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA-15 registrou alta de 6,46% em maio. Isso significa que o índice está encostando no limite máximo estabelecido pelo governo para a inflação oficial. A meta do governo para o IPCA em um ano é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou menos, ou seja pode ir de 2,5% a 6,5%.

O valor ficou abaixo do que tinha sido registrado nos 12 meses imediatamente anteriores, quando ficou em 6,51%.

Pesquisa realizada pela agência de notícias Reuters apontou que o indicador subiria 0,49% na comparação mensal e 6,48% no acumulado de 12 meses.

Inflação pode levar a alta de juros

A inflação em 12 meses tem subido desde junho do ano passado em meio à alta dos preços de alimentos e vários serviços.

O aumento fez o BC tirar os juros da mínima recorde em abril, levando a Selic a 7,5% ao ano e com indicação de que a alta pode ser ainda maior.

O BC deve subir a taxa básica de juros em mais 0,75 ponto percentual até o fim do ano, para 8,25%, de acordo com a mediana das projeções da pesquisa semanal Focus do BC.

A expectativa para a inflação é de que ela permaneça dentro da meta do governo, mas acima do centro, terminando 2013 a 5,8%.

IPCA-15

O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), medido pelo IBGE, foi criado com o objetivo de oferecer a variação dos preços no mercado varejista, mostrando, assim, o aumento do custo de vida da população. Começou a ser divulgado a partir de maio de 2000.

O IPCA-15 é uma prévia do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o indicador oficial da inflação no país. Como realiza a medição de preços em um período não calculado pelo IPCA, mostra qual será a tendência do resultado do final do mês. 

Além disso, o IBGE tem uma comparação mais precisa da alta e queda dos preços, pois a cada 15 dias um dos índices é divulgado. A coleta de dados para a medição do IPCA e do IPCA-15 é uma só. O que muda é o período analisado em cada um dos itens.

Fonte: IG

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Projeto prevê prevenção ao diabetes infantil nas escolas de Três Lagoas

Proposta quer instituir campanha anual de conscientização na semana do Dia Mundial do Diabetes

Três Lagoas celebra o Dia de Santa Dulce dos Pobres com missa especial nesta quarta-feira

Padre Cláudio convida a comunidade para celebração na Capela São Geraldo, às 19h, em homenagem à primeira santa brasileira Nesta terça-feira, 13 de agosto, a...

Colisão entre carro e bicicleta deixa ciclista ferida no Centro de Três Lagoas

Acidente ocorreu no cruzamento da Av. Eloy Chaves com a rua Orestes Prata Tibery, onde vítima foi socorrida pelo SAMU.