Policial – 08/12/2012 – 16:12
Quatro presos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira (CPAIG) tiveram cortes profundos durante uma tentativa de fuga da unidade ao tentar pular o muro, na manhã deste sábado (8), em Campo Grande. Segundo a polícia, eles se cortaram no arame da cerca de segurança. Outros dois detentos também tentaram fugir, mas não conseguiram.
A tentativa de fuga aconteceu durante o banho de sol dos presos, por volta das 10h (horário de MS). Mesmo feridos, quatro deles conseguiram fugir e foram recapturados pela polícia em um matagal atrás do presídio. Eles foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros até a Santa Casa. Dois dos feridos tiveram cortes mais profundos e perderam grande quantidade de sangue. Policiais da Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais (Cigcoe) estiveram no local.
Apesar da unidade funcionar em regime semiaberto, os presos que tentaram fugir estavam confinados em um pavilhão especial, onde ficam os detentos recém-chegados. Três deles haviam haviam sido internados na unidade na sexta-feira (7). O pavilhão de regime fechado é também destinado para presos que cometeram indisciplinas.
O G1 tentou entrar em contato por telefone com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
A Colônia Pena da Gameleira é dividida em quatro pavilhões e abriga 568 presos ao total. Na ala de regime fechado, conhecida por pavilhão D, estão confinados 80 detentos. Os outros presos ficam nos pavilhões A, B e C, onde prestam serviços internos na lavoura e em fábricas de materiais de construção no presídio, além dos outros presos que trabalham fora em empresas conveniadas com a unidade.
Fonte: Do G1 MS com informações da TV Morena