25.6 C
Três Lagoas
sábado, 29 de novembro, 2025

Prefeitura fará homenagem aos 54 anos de criação Banda Marcial “Cristo Redentor”

Na próxima sexta-feira, 01 de outubro, a Banda Marcial “Cristo Redentor” de Três Lagoas completa 54 anos de fundação e a Prefeitura de Três Lagoas vai apresentar um vídeo produzido para as redes sociais em homenagem ao aniversário da Banda.

Hoje, sendo um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a Banda Marcial conta com 54 integrantes e atende 220 crianças e adolescentes nas oficinas de música e baliza.

Entre tantos desafios, problemas de incentivos culturais, os fundadores, maestros, regentes e funcionários do projeto atravessaram décadas e décadas na persistência de um sonho que começou nos anos 60 e hoje, logra o êxito de ser considerada uma das bandas mais renomadas do Brasil.

Acompanhe um pouco da história da Banda Marcial

Fundada a partir da criação da Guarda Mirim de Três Lagoas, ainda Mato Grosso, inaugurada em 01 de outubro de1967, no início era apenas a fanfarra da Guarda que marcava a cadência e dava ritmo para as evoluções dos primeiros 45 jovens que iniciaram essa trajetória, que tinha como precursor o saudoso comandante Atila Rodrigues Falcão.

A primeira missão foi preparar apresentação no prazo de 45 dias para recepcionar o então governador do Estado, Pedro Pedrossian, sendo então um verdadeiro sucesso essa primeira aparição. No ano seguinte, a fanfarra tornou-se uma banda marcial, iniciando as aulas de música com o saudoso maestro Wanderley Monteiro e com o contra mestre Eliezer Correia Nascimento, aulas estas que resultaram em uma banda inicialmente formada com 33 integrantes, os quais compuseram a primeira geração da Banda Marcial “Cristo Redentor”, conquistando diversos títulos em concursos nacionais e se apresentando em programas da Rádio e TV Record e SBT, especialmente no extinto Cidade contra Cidade.

No final de 1983, constatava-se que, desde sua criação, já havia realizado 487 apresentações. A pior fase desta história foi de janeiro de 1984 a dezembro de 1988, quando por falta de apoio da administração municipal da época, a banda foi desativada. Em 1989, na posse do então prefeito Miguel Jorge Tabox, a banda foi reativada, proporcionando oportunidades, transformando vidas e colecionando novos títulos, cd’s lançados e fazendo parte da história de várias gerações.

Em 22 de junho de 1999, através do projeto de lei n° 1545, a Banda Musical Cristo Redentor passou a fazer parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é mantido pela Prefeitura Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), tendo como coordenador e maestro, o sr. Luiz Carlos Relíquias da Silva.

Informações Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Imasul prorroga prazos para comprovação da logística reversa de embalagens

A medida busca garantir maior organização às empresas obrigadas a apresentar informações sobre o cumprimento das metas ambientais previstas na legislação vigente.

Suspeito de Três Lagoas é preso com quase 300 kg de maconha após perseguição de 17 km em SP

Motorista tentou fugir em uma BMW, abandonou o veículo e correu para um canavial, porém o passageiro do veículo acabou sendo detido.

Morador de Ilha Solteira morre após cair de ponte em estrada rural de Minas Gerais

Joel Rodrigues da Silva, de 44 anos, dirigia um Renault Duster quando rompeu o corrimão de uma ponte e caiu de cinco metros.