As obras serão feitas com recursos próprios da cidade e terão o custo de R$ 555.816,98 na ponte do córrego Água Tirada e R$ 801.339,54 na ponte do córrego Lagoa Amarela
11/05/2020 07h26
Por: Patrícia Fernandes com informações da prefeitura de TL
TRÊS LAGOAS (MS) – A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), comunicaram nessa tarde de terça-feira (12), que serão construídas duas novas pontes na zona rural de Três Lagoas. Os Córregos Água Tirada e Lagoa Amarelo, terão suas antigas pontes de madeira, substituidas pontes de concreto, que visam a trocar por ter maior durabilidade, podendo manter-se sólida por mais de 20 anos, já as pontes de madeira, sua manutenção vem sendo feita de 5 em 5 anos.
O prefeito Angelo Guerreiro, assinou o contrato com a empresa que vai ser responsável pela obra, sendo a Belter Construção LTDA, que ficará responsável pela obra da ponte do Córrego Água Tirada, no treco MS-320 – Rio Sucuriú. O custo total dessa obra será de R$ 555.816,98 mil e terá um prazo de seis meses para a finalização.
O contrato do Córrego Lagoa Amarela foi assinado com a mesma empresa, sendo a Belter Construções LTDA. O custo total dessa obra será de R$ 801.339,54 e deverá ser executada no prazo de sete meses.
A substituição dessas pontes se dá principalmente pela importância das áreas e transporte de produção, que tem acesso a diversas propriedades produtoras, na sua maior parte de bovinos, silvicultura e piscicultura.
O custo de manutenção das pontes anteriores que foram feitas de madeira, é bastante alto pois, o tráfego é caracterizado não apenas por veículos leves, mas também em boa parte por veículos pesados, na qual logo viram a comprometer e diminuir o tempo de vida útil dessas pontes.
“A ponte da Lagoa Amarela já apresentava problemas estruturais e a manutenção se tornava inviável necessitando de uma substituição. Nos estudos feitos, entre se investir em uma nova ponte que vai ter uma durabilidade média de 5 a 6 anos (madeira), resolvemos investir numa ponte de concreto, que consegue atender um vão maior e com uma durabilidade superior a 20 anos, sem manutenção alguma, que é a maior vantagem da ponte de concreto”, disse Adriano Barreto, secretário da SEINTRA.
“É importante ressaltar que as novas pontes de concreto foram projetadas para serem executadas paralelas às pontes existentes, de forma que não ocorra a interrupção, bloqueio ou desvio do trafego, ou seja, as pessoas vão poder continuar utilizando as pontes de madeira enquanto ocorrer a obra de execução da ponte de concreto”, concluiu.

