27.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Prefeita participa da abertura da Conferência de Assistência Social

26/07/2013 – Atualizado em 26/07/2013

A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS foi temática central da conferência

Por: Assessoria

A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada da sua Chefe de Gabinete, Silvânia Bersani, participou da abertura da Conferência Municipal de Assistência Social, na noite da última quarta-feira (24), no salão de eventos da Vila Vicentina, no Bairro Colinos.

Na solenidade de abertura do evento, estavam também presentes: secretária de Assistência Social do município de Três Lagoas, Maria Lúcia Firmino; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daiane Caroline Mateus; a representante da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, Taciana Afonso Silvestrini Arantes, no ato representando a secretária de Estado, Tânia Mara Garib; e o psicólogo José Rodrigues, representando o Ministério Público.

é promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem como tema central “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS” (Sistema Único de Assistência Social.

Logo após a solenidade de abertura, com a apresentação artística e cultural do Grupo Crasselata, , formado por crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, foi proferida palestra sobre a temática central da X Conferência Municipal de Assistência Social, ou seja, Gestão e Financiamento na Efetivação do SUAS.

Tendo como fundamento essa temática, os participantes, reunidos em grupos, denominados “eixos” de discussão, avaliaram o atual quadro da gestão orçamentária e financeira para a melhor efetivação do SUAS, em Três Lagoas.

EIXOS

No primeiro eixo, está sendo abordada a questão do Financiamento Obrigatório da Assistência Social; no segundo, a Gestão do SUAS, Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; no terceiro eixo, estão sendo avaliadas e reafirmadas a concepção de gestão e a qualificação dos serviços e programas, projetos e benefícios; a Gestão dos Serviços , Programas e Projetos também é temática específica do 4º eixo; em torno do 5º eixo, é discutida a Gestão dos Benefícios no Suas; e por último, o 6º eixo aborda a Regionalização do SUAS, para avaliar e fortalecer a gestão compartilhada e integrada dos entes federados (União, Estado e Município).

OBJETIVO

A X Conferência Municipal de Assistência Social “tem como objetivo avaliar e selecionar as propostas deliberadas nas Conferências Municipais anteriores (2005, 2007, 2009 e 20110, para que todos os participantes possam ter conhecimento do que já foi proposto e deliberado”, explicou a secretária de Assistência Social, Maria Lúcia Firmino.

As Conferências de Assistência Social acontecem a cada dois anos, como importante instrumento de expor e discutir as principais ações do controle social da política de Assistência Social de cada Município, como ressaltou a assistente social Daiane Caroline, presidente do Conselho.

“Mesmo não tendo um percentual fixo e constitucional, a exemplo da Educação e Saúde, a Assistência Social de Três Lagoas é referência regional e estadual e tem conseguido investimentos e apoio financeiro do governo do Estado e da administração da prefeita Marcia Moura”, reconheceu a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

“Hoje, graças à política de gestão da nossa prefeita, são R$ 17,8 milhões da dotação orçamentária para a Assistência Social. Isso equivale a 6,34% do total do Orçamento da Prefeitura de Três Lagoas”, destacou Maria Lúcia Firmino.

Reconhecendo todo o avanço que teve a Assistência no município de Três Lagoas, a representante da Secretaria de Estado, comentou: “este é o momento importante e oportuno para Três Lagoas avançar mais ainda nas políticas de Assistência Social que aqui são aplicadas com resultados

positivos e reconhecidos em todo o Estado e até nacionalmente”, destacou Taciana Silvestrini.

Ele lembrou também que Três Lagoas deverá eleger 20 delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social , prevista para outubro.

HONRA E ELOGIO

Em seu pronunciamento, a prefeita Marcia Moura, elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social, “que muito nos honra e nos dá alegrias e orgulho que temos pelo trabalho de todos vocês”, disse.

“Não adianta só lançarmos e inaugurarmos obras físicas e estruturais em nossa administração, se não estivermos voltados também para eficientes ações nas áreas da Saúde, Educação e Assistência”, observou a prefeita de Três Lagoas.

“Junto com todas essas obras que se fazem necessárias, nossa preocupação e nossas ações devem ter como foco a melhoria da qualidade de vida da nossa população e o resgate do exercício da cidadania a todas as pessoas de Três Lagoas”, ressaltou Marcia Moura.

Prefeita participa da Conferência de Assistência Social.Foto: Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...