20.5 C
Três Lagoas
sábado, 13 de setembro, 2025

Prefeita entrega caminhão à Saúde e viatura aos Bombeiros

23/05/2014 – Atualizado em 23/05/2014

Caminhão será usado para ações de enfrentamento à dengue e a viatura AP-01 do Corpo de Bombeiros será destinada a combate a incêndios no Aeroporto Municipal

Por: Assessoria

A prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura (PMDB), em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (23), no prédio sede da Prefeitura, formalizou a entrega de um caminhão Ford Cargo/1215 à Secretaria Municipal de Saúde e a Viatura AP-01 ao 5º Grupamento de Bombeiros (5ºGB), apropriada para uso exclusivo de combate a incêndios no Aeroporto Municipal Plínio Alarcon.

Essa viatura, destinada para uso exclusivo no Aeroporto Municipal de Três Lagoas, tem capacidade de armazenamento de 4,5 mil litros de água e também possui tanque LEG (Líquido de Geração de Espuma).

A solenidade contou com a presença da secretária de Saúde, Eliane Brilhante, junto com a maioria dos secretários da Administração Municipal; deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB); Promotor de Justiça, Fernando Lanza; comandante do 5ºGB, major Leandro de Arruda, e o comandante do 2ºBPM, tenente coronel Wilson Sérgio Monari; Coordenador de Transportes Aéreos, da Secretaria de Governo de Obras e Transporte de Mato Grosso do Sul, Fabrício Alves Corrêa; e vereador Gilmar Garcia Tosta (PT).

O caminhão Ford Cargo foi entregue à Prefeitura, como depositária fiel de veículo apreendido em operação da Delegacia da Polícia Federal de Três Lagoas, e será usado pela Secretaria Municipal de Saúde, nas ações de enfrentamento e controle de endemias, especialmente, dengue e leishmaniose.

O caminhão já está sendo usado em ações de mutirões de retirada e transporte de criadouros de vetores, pelas equipes do Setor de Combate às Endemias, do Departamento de Vigilância e Saneamento.

Sem esse veículo de transporte, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas precisava locar caminhão de carga, arcando com despesas de custeio, onerando assim os cofres públicos municipais.

A entrega desse caminhão à Secretaria Municipal de Saúde, tendo como depositária fiel a Prefeitura de Três Lagoas, se deve à mobilização do Promotor de Justiça, Fernando Lanza, junto ao Delegado, Chefe da Polícia Federal de Três Lagoas, Daniel Coraça Júnior.

A Prefeitura de Três Lagoas deverá permanecer como depositária fiel desse veículo até o final da ação criminal de tráfico ilícito de drogas, em trâmite na Vara da Justiça Criminal da Comarca de Três Lagoas. E, por decisão da Justiça, ao final do processo, a propriedade do caminhão também poderá ser transferida em definitivo para o patrimônio do Município.

IMPORTÂNCIA

Em seu pronunciamento, a secretária de Saúde, Eliane Brilhante, destacou a importância do veículo de transporte de carga para as ações de enfrentamento à dengue.

Ao agradecer o empenho e dedicação das equipes de Agentes de Combate às Endemias, Equipes do Bloqueio Químico (pulverização) e de Educação em Saúde, do Departamento de Vigilância e Saneamento, sob a responsabilidade da diretora Neide Yuki, a secretária de Saúde ressaltou a eficiência de resultados do trabalho dessas equipes.

“É o primeiro ano que nossa Cidade não possui surto de dengue, graças aos resultados eficientes dos mutirões de ações das nossas equipes de trabalho”, disse.

Em Três Lagoas, ao contrário do que ocorre na maioria das cidades de Mato Grosso do Sul e do Brasil, os casos de dengue têm se mantido sob controle. Segundo consta no último Boletim Epidemiológico, divulgado na terça-feira (21), o acumulado do ano de 2014 é de 196 caos notificados e tão somente 18 casos confirmados como positivos pelos exames laboratoriais do Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul).

“Esses resultados se devem também ao apoio da prefeita Marcia Moura e ao Ministério Público, por meio do promotor Fernando Lanza que sempre se demonstrou sensibilizado com o trabalho das nossas equipe de Combate às Endemias”, reconheceu Brilhante.

O mesmo enfoque dessa importância foi dado pelo deputado Eduardo Rocha, ao observar a eficiência das ações da Saúde do Município de Três Lagoas no enfrentamento à dengue.

“Enquanto cidades de São Paulo e de outros Estados enfrentam epidemias da dengue, em Três Lagoas tivemos apenas 18 casos neste ano”, destacou.

COMPETÊNCIA E RESPONSABILIDADE

Ao observar também a importância de Três Lagoas possuir, a partir de agora, uma viatura apropriada para a segurança no Aeroporto Municipal, com a aquisição da AP-01, e a entrega de Caminhão, por parte da Justiça, para uso de ações contra a dengue, a prefeita Marcia Moura ressaltou a competência e responsabilidade de todos os que se mobilizaram para essas conquistas.

“Parabenizo as equipes de Combate às Endemias, pelo trabalho de competência, responsabilidade e dedicação”, disse.

“Somos hoje referência em todo o Brasil junto ao Ministério da Saúde, pela eficiência de resultados das nossas ações”, anunciou, se referindo às ações de combate à dengue e à leishmaniose.

“Três Lagoas é uma cidade que cresce, mas que também precisa de ações intensas e específicas que dão segurança, saúde e melhoria da qualidade de vida da nossa população”, observou.

“Como prefeita, quero reiterar nosso intuito e compromisso de seguir na linha do cumprimento da legislação, com ética e responsabilidade, porque é assim que acredito que faremos desta cidade um lugar sempre melhor para se viver”, completou a prefeita de Três Lagoas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inauguração da Oficina de Reciclagem do Projeto Alvorecer, no Estabelecimento Penal Feminino

Sexta-feira foi dia de agenda cheia para o sistema prisional em Três Lagoas. A Agepen entregou viaturas, armas e coletes às unidades da cidade,...

Viaturas, armas e trabalho prisional: premissas de um novo alvorecer em Três Lagoas

Agepen entrega viaturas, armas e equipamentos às unidades prisionais; inaugura Oficina de Reciclagem do Projeto Alvorecer, beneficiando internas com trabalho remunerado e remição de...

Idoso de 64 anos morre engasgado em sua residência na Vila Haro

Norberto Diniz Bueno foi encontrado sem vida, onde polícia investiga causa da morte.