Entretenimento – 13/05/2013 – 08:05
O prédio erguido para ocupar o lugar dos edifícios do World Trade Center, destruídos no atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, se tornou o arranha-céu mais alto do hemisfério ocidental após receber uma antena nesta sexta-feira. A instalação da peça de 800 toneladas e 124 metros elevou a altura da torre chamada de One World Trade Center para 541 metros. Os trabalhos puderam ser acompanhados ao vivo em redes sociais e em telões da Times Square, em Nova York.
O edifício de 104 andares, também conhecido como Freedom Tower (Torre da Liberdade), é um dos quatro arranha-céus projetados para ocupar a área onde ficavam as Torres Gêmeas. O local exato onde estavam as torres foi transformado em um memorial em homenagem às vítimas do atentado realizado pelo grupo terrorista Al Qaeda.
A inauguração do complexo de escritórios observatórios, lojas e restaurantes, que custou 3 bilhões de dólares, deve ocorrer no ano que vem.
Segurança
Os responsáveis pela construção instalaram um aparato de tecnologia de uso militar como medida de segurança contra possíveis atentados, segundo informação do jornal The New York Times. O sistema inclui milhares de câmeras inteligentes e dispositivos de reconhecimento facial e de retina, que podem cruzar informações com bases de dados e listas de suspeitos de terrorismo. O edifício também recebeu sensores infravermelhos e de calor capazes de detectar explosivos e radiação.
Fonte: Correio do Estado


