28 C
Três Lagoas
quinta-feira, 8 de outubro, 2026

Prazo para pagamento do IPVA com desconto de 15% termina na sexta-feira

São 1,1 milhão de carnês, número que corresponde a frota de veículos sul-mato-grossenses

27/01/2020 09h18
Por: Mirela Coelho com informações do Correio do Estado

MATO GROSSO DO SUL – Termina na sexta-feira (31) o prazo para pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com desconto de 15%. O canhoto tem duas opções de pagamento, sendo uma em cota única, para pagamento à vista com 15% de desconto, e outra para a primeira de cinco parcelas. No caso de parcelamento, não é oferecido desconto e a primeira parcela deverá ser paga na mesma data de vencimento da cota única.

Conforme informações da gestão estadual, ao todo foram encaminhados 1,1 milhão de carnês – número correspondente a frota de veículos sul-mato-grossenses. Quem não recebeu a correspondência ou não está com o boleto para realizar o pagamento pode imprimir a segunda via pelo canal de autoatendimento do IPVA na internet. Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, não há desconto.

De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) manteve para 2020 os descontos no IPVA e as condições especiais dos anos anteriores. Carros de passeio, por exemplo, vão continuar com desconto de 25%, resultando em uma alíquota de 3,5%. Caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano. Para motocicletas, a primeira tributação tem desconto de 50%, resultando em uma alíquota de 1% sobre a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Para veículos usados, as alíquotas são de 2% para caminhão, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos; de 2,5% para embarcações e aeronaves; 3% para aeronaves e lanchas esportivas, como jet-skis, motor-home e kart; 3,5% para carros de passeio; 4,5% para carros de passeio com capacidade de até oito passageiros, que utilizem óleo diesel; e de 7% para veículos de corrida. Para frotistas, a redução também permanece inalterada.

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado, ficando atrás somente do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Do total de IPVA recolhido, 50% fica com o Estado e 50% com o município onde foi feito o emplacamento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Propaganda eleitoral gratuita começa nesta sexta-feira no rádio e segue até 23 de outubro

A propaganda eleitoral gratuita do segundo turno das Eleições 2026 começa nesta sexta-feira (9) nas emissoras de rádio e televisão de todo o país....

Projeto Entomologia nas Escolas leva coleções biológicas e materiais educativos às unidades de ensino

O projeto Entomologia nas Escolas, desenvolvido pelo setor de Entomologia, está levando conhecimento e materiais educativos para as unidades de ensino de Três Lagoas....

Moraes determina prisão de Eduardo Bolsonaro e cancela passaportes do ex-deputado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (8) o início do cumprimento da pena do ex-deputado federal Eduardo...
error: Conteúdo Protegido