31 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de julho, 2025

Poluição expõe grávidas a doença fatal pré-eclâmpsia

Saúde – 07/02/2013 – 18:02

Pesquisadores descobriram que a exposição à poluição pode desencadear a doença fatal pré-eclâmpsia em mulheres grávidas. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Mais do que isso, eles concluíram que as mulheres asmáticas são especialmente vulneráveis ao problema, associado à pressão alta e retenção de líquido. O novo estudo atribui aos níveis altos de poluição por ozônio o aparecimento da doença em cada 20 casos, durante os três primeiros meses de gestação; assim como um aumento no número de nascimentos prematuros.

Este índice significa que a poluição pode ser a causa do problema em 2 mil casos anuais da doença no Reino Unido. Além disso, estima-se que problemas por pressão alta da mãe tiram a vida de 600 bebês por ano. O único tratamento para combater o mal é a cesariana de emergência. A pesquisa reforça a conclusão de outros estudos, que relacionam a poluição ao nascimento de bebês abaixo do peso, ou prematuros.

Foram analisados cerca de 121 mil nascimentos em Grande Estocolmo, na Suécia, entre 1998 e 2006. Eles compararam os registros que traziam a prevalência de asma entre as mães e os níveis de fatores poluentes da região.

Ao todo, 4,4% das gestações resultaram em nascimentos prematuros e na prevalência de pré- eclâmpsia em 2,7%. Mães com asma se mostraram 25% por cento mais propensas a ter um filho nascido de forma prematura e 10% a sofrer de pré-eclâmpsia.

​O efeito da poluição sobre os processos de inflamação no organismo pode ser um mecanismo potencial, acreditam os pesquisadores suecos. A asma é uma doença inflamatória e o ozônio pode, portanto, agravar os sintomas respiratórios e inflamação sistêmica. Dessa forma, aumenta o risco de parto prematuro entre as mães com asma.

Os pesquisadores afirmam que, embora seja difícil colocar em prática medidas que reduzam o risco, os resultados podem ajudar no desenvolvimento de um controle maior entre as mães asmáticas durante a gestação.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Ministério da Saúde repassa recursos para testes rápidos de gravidez; Três Lagoas receberá R$ 4,5 mil

Municípios de MS serão contemplados com verba para aquisição de testes rápidos; em Três Lagoas, o repasse será de R$ 4,5 mil, com expectativa de compra superior a 2 mil unidades

Assinatura eletrônica do Gov.br cresce 90% no primeiro semestre de 2025

Serviço foi utilizado 95 milhões de vezes entre janeiro e junho; ferramenta permite validar documentos com segurança e validade jurídica

Três Lagoas convoca população para audiência pública sobre revisão do Plano Diretor

Encontro será no dia 29 de julho, às 18h, na Câmara Municipal; proposta segue diretrizes do Estatuto da Cidade e está disponível para consulta online